Programa Minas Comunica II, do Governo de Minas, é finalista em prêmio internacional

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Pelo segundo ano consecutivo, um programa do Governo de Minas é reconhecido no Prêmio Internacional Gestão de Resultados para o Desenvolvimento

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, o Programa Minas Comunica II, do Governo de Minas, está entre os três finalistas da Categoria Geral, do VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarrollo 2020, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-MpRD).

Entre os concorrentes estão o estado do Ceará e a Argentina. O objetivo da premiação é reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão para resultados desenvolvidas pelos governos e gestores nacionais, estaduais e municipais dos países da América Latina e Caribe.

“Figurar entre os finalistas desse prêmio é um reconhecimento do esforço do Estado de Minas Gerais em garantir a conectividade para 707 distritos mineiros beneficiados pelo Programa Minas Comunica II”, destaca o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, Rodrigo Diniz.

O subsecretário assinala que, por meio do programa, foi possível promover a expansão da cobertura celular para 1,17 milhão de pessoas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões beneficiadas e ampliando as oportunidades de negócios e o acesso a comunicação.

Em 2019, o MG App, aplicativo gratuito do Governo de Minas que oferece diversos serviços públicos para o cidadão, foi reconhecido com o primeiro lugar na V Edição do Prêmio GpRD, na categoria Governos Subnacionais.

A cerimônia de premiação VI Prêmio GpRD 2020 do BID está prevista para acontecer ainda neste ano, mas sem data definida.

Reconhecimento

O programa Minas Comunica II está alinhado com o nono Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o qual traçou metas para a comunidade internacional. 

“O eixo citado consiste em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”, destaca a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Seplag, Izabela Rodrigues.

A especialista salienta que o programa já é reconhecido como ferramenta de transformação digital. “O programa foi considerado como uma referência na Estratégia Brasileira para a Transformação Digital pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e no Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações 2019-2024”, afirma. 

Além disso, Izabela cita que, em uma avaliação sobre telecomunicações no Brasil, recentemente publicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi ressaltada a importância do Programa Minas Comunica na expansão da cobertura de telefonia celular. Saiba mais sobre a avaliação da OCDE.