LAB.mg apresenta avanços do Governo de Minas na área de Transformação Digital em evento nacional

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Encontro on-line debateu a contribuição dos laboratórios de inovação na melhoria da experiência dos usuários com os serviços públicos digitais 

O trabalho desenvolvido por Minas Gerais na área de Transformação Digital foi apresentado nesta quarta-feira, 31/3, em evento on-line promovido pelo Governo do Estado do Ceará. O encontro reuniu referências de laboratórios de inovação governamentais para compartilhar experiências e discutir os desafios da área. Além de Minas Gerais, também participaram representantes dos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco e das Prefeituras de São Paulo e de Niterói. 

A superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental, Ana Flávia Morais, compartilhou algumas das experiências exitosas do Governo de Minas. “Nos últimos dois anos tivemos avanços importantes. Ampliamos de 48% para 70% o índice de digitalização das etapas dos serviços, mas este é um processo constante, por isso, o LAB.mg tem atuado na realização de pesquisas voltadas para compreender a experiência dos usuários e coletar insights para a melhoria desses serviços do ponto de vista de quem de fato os utiliza”, destacou. 

Ela lembrou também que o estado apresenta a menor porcentagem de usuários insatisfeitos com serviços públicos digitais da região Sudeste, 8%, conforme levantamento divulgado neste mês pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outra importante estratégia de Minas e que foi compartilhada com os demais estados, diz respeito à integração entre os órgãos. Ana Flávia lembrou que, atualmente, o Estado conta com 170 agentes de simplificação, que são profissionais responsáveis por contribuir com a simplificação e melhoria dos serviços e estão presentes em todas as secretarias. “O nosso objetivo é melhorar e simplificar a vida do cidadão com a oferta de serviços digitais, e não apenas transferir a burocracia. Por isso, trabalhamos com o foco na simplificação dos processos para prestar um serviço mais adequado e eficiente”, destacou. 

No evento, a experiência de Minas Gerais foi apontada como referência para outros locais, conforme destacou a coordenadora do Íris - Laboratório de Inovação do Governo do Ceará -, Jéssika Moreira. De acordo com a coordenadora, em muitos aspectos as iniciativas promovidas pelo governo mineiro serviram de inspiração. “O desenvolvimento do CearáApp foi extremamente inspirado no MGApp. Vocês realmente se preocupam e valorizam a experiência do usuário e não é à toa que Minas tem este bom resultado”, enfatizou.

A transmissão completa do evento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rPc5kbuGuo8