Presos do reINTEGRA participam de curso administrativo

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Presos do reINTEGRA estão sendo capacitados em curso de Assistente Administrativo

A qualificação terá duração de três meses e acontece na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

 

Vinte e cinco presos, recém-admitidos no projeto reINTEGRA, começaram nessa semana um curso de Assistente Administrativo ofertado pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) em parceria com a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig). A capacitação terá duração de três meses e é dividida em dois módulos: Educacional Central e Específico. As aulas acontecem na parte da manhã de segunda a sexta-feira, na Cidade Administrativa.

A professora do primeiro módulo, Thaires Costa Ferreira, é psicóloga e trabalha pela primeira vez com esse tipo de público, mas possui experiência com outros grupos minoritários. Segundo ela, seu objetivo é trabalhar essas questões formativas da pessoa, de autoconhecimento e preparação social.

“A minha expectativa é que a gente consiga conversar muito, e partir desses diálogos consigamos pensar possibilidades futuras. Eu tenho o papel de fomentar neles a importância de estar aqui, para além de estar, mas de pensar lá na frente, o que eu posso fazer com esse diploma na mão, será que só saber fazer a atividade de um assistente administrativo é importante, ou eu preciso me conhecer enquanto profissional para eu saber me colocar, para passar numa entrevista de emprego, eu preciso desse processo de me conhecer para concorrer no mercado de trabalho”, destaca Thaires.

O diretor de Ensino e Profissionalização da Seap, Lucas Eduardo Silva, ressalta que a equipe possui grandes expectativas em relação ao curso. “A Utramig já é uma parceira nossa e os resultados são muito exitosos. Tanto os estudantes quanto os padrinhos e madrinhas que os recebem em suas unidades dão um retorno positivo com relação ao aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos. A possibilidade de acesso a um curso de Formação Inicial e Continuada é uma ferramenta que se soma ao acesso ao trabalho, no esforço que a Seap faz de viabilizar uma ambientação gradativa desses homens e mulheres que estão às vésperas de retomar o convívio social livre”.

 

reINTEGRA

Trabalho e educação. Esses são os pilares do reINTEGRA, programa pioneiro e inovador do Governo de Minas Gerais. O projeto completou um ano em abril. Neste segundo ano, 74 novos detentos começaram as atividades na Cidade Administrativa e em outros órgãos espalhados por Belo Horizonte. Eles atuam como prestadores de serviço na administração pública estadual. A iniciativa é uma parceria da Seap, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Até o momento, a iniciativa já empregou 137 presas e presos do regime semiaberto, que possuem benefício de trabalho externo. Inicialmente, 56 presos foram admitidos, mas a expectativa é que o programa alcance o número de 200 presos frequentes nos próximos meses. Considerando a Lei de Execução Penal (LEP), o programa também objetiva a humanização por meio do trabalho, como fator para a reintegração social, aliando também a educação e o fortalecimento dos vínculos familiares.