Sesp apresenta estratégias de segurança pública para gestores

Sesp apresenta estratégias de segurança pública para gestores municipais

Prefeitos, vereadores, secretários municipais e funcionários públicos participaram da reunião em Belo Horizonte

Para estimular a participação da sociedade civil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) promove a articulação entre os diversos órgãos de segurança do Estado, para a proposição de ações integradas de combate à criminalidade.

Com intuito de alinhar os gestores municipais ao debate e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela pasta, a Sesp esteve presente na primeira reunião com os presidentes e representantes das associações microrregionais da Associação Mineira de Municípios (AMM), que ocorreu nessa segunda-feira (18/9), em Belo Horizonte.

A Sesp buscou promover a integração com os municípios participantes, ouvir as demandas locais e ofertar possibilidades de atividades que os municípios possam realizar para o estabelecimento de políticas efetivas de segurança pública.

O público presente incluía prefeitos, vereadores, secretários municipais e funcionários públicos, que buscam a melhoria da administração municipal.

No evento, o subsecretário de Integração da Sesp, Marcelo Vladmir Corrêa, ministrou uma capacitação, apresentando a missão da secretaria de promover segurança à população mineira, por meio de ações de prevenção à criminalidade e ao uso nocivo de drogas, gestão do sistema estadual de atendimento socioeducativo e integração dos órgãos de segurança pública.

“Promovemos a segurança pública para melhorar a qualidade de vida do cidadão mineiro. O índice de criminalidade tem diminuído no estado, mas também é preciso melhorar a sensação de segurança. A Sesp está disponível para promover capacitações e prestar consultorias aos municípios, conforme suas necessidades” disse Vladmir Corrêa.

O subsecretário também destacou que, por intermédio das informações disponíveis no Portal Números (www.numeros.mg.gov.br), os gestores têm subsídios quantitativos para traçar estratégias de segurança pública. No endereço é possível consultar as ocorrências e taxas dos crimes violentos dos 853 municípios do Estado.

Outro destaque foi dado aos Gabinetes de Gestão Integradas Municipais (GGIM), onde, para além da questão policial, o município pode reunir representantes dos diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal para identificar os problemas de segurança afetos aos municípios e apresentar soluções de articulação.

Projeto de interiorização

O projeto de interiorização da AMM foi pensado em parceria o com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea).

O programa conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), atendendo todas as regionais da AMM, com alcance nos 853 municípios mineiros.

Nos encontros realizados no interior do estado, a Sesp tem levado palestras sobre a importância da integração na segurança pública.