Estado promove capacitação de pessoas com Síndrome de Down

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Governo do Estado realiza curso de capacitação para pessoas com Síndrome de Down

Pronatec Sedectes oferta formação de recepcionista de eventos para 25 alunos de Belo Horizonte

 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), deu início à segunda turma do curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para pessoas com Síndrome de Down. A aula inaugural aconteceu na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Dando continuidade ao primeiro curso, que aconteceu no município de Pedro Leopoldo, no ano passado, a segunda turma do Pronatec vai atender 25 alunos com deficiência intelectual. Ao fim de 200 horas de conteúdo, eles receberão o título de Recepcionista de Eventos.

“Como coordenador do programa, tenho muito orgulho de fazer parte desta iniciativa, que faz diferença para os alunos e seus familiares. O objetivo da Sedectes é contribuir na capacitação humana, em suas mais diversas formas, para uma sociedade mais justa”, afirma o coordenador do Pronatec Sedectes, Euler Darlan, durante o pronunciamento de abertura.

Com o apoio de Dudu do Cavaco, membro do Instituto Mano Down, que há 7 anos auxilia  pessoas com Síndrome de Down a serem protagonistas de suas histórias – a aula inaugural começou com um show do artista. Fonte de entusiasmo para todos os participantes, Dudu, acompanhado da noiva Vitória e do irmão e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, motivou os presentes.

Para Cleide Maria Gonçalves Costa, mãe da aluna Stephanie Mary Costa, a capacitação em Recepcionista de Eventos, proporcionado pelo Pronatec Sedectes, vai abrir portas para o maior sonho da filha, que é poder trabalhar. “Estamos muito felizes com esta oportunidade. Acreditamos que ela poderá entrar no mercado de trabalho, fazendo o que ela vai aprender aqui”, diz.

Os alunos, por meio dos pais, vão receber ajuda de custo de R$ 9,00 por dia. O auxílio vai ser de acordo com o dia de aula frequentado. Além disso, todos receberão material escolar e uniforme. Para participar o aluno deve ter idade superior a 16 anos.