Secretária Luísa Barreto participa de recepção a turma de graduação em Administração Pública, da FJP

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Gestora da Seplag, primeira EPPGG a ocupar o cargo, deu as boas-vindas aos futuros especialistas em políticas públicas

Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 para o curso de administração pública (Csap) da Fundação João Pinheiro foram recepcionados na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, pela direção da instituição e da Escola de Governo da FJP. Em evento virtual, os 40 futuros Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) receberam as boas-vindas da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, do secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, e do presidente da FJP, Helger Marra Lopes.

“Vocês ingressam agora no melhor curso de administração do país, em boa medida pelos professores, pela excelência, mas também pelos alunos. Agora, com o currículo renovado, trazendo um curso muito mais aderente, tenho certeza, vai ser muito bom para vocês e pra nós do Estado, que poderemos receber alunos com uma formação diferenciada”, afirmou Luísa Barreto.

Primeira EPPGG a ocupar o cargo de secretária da Seplag, Luísa Barreto também ressaltou as diversas oportunidades de atuação nessa carreira. “A Fundação tem uma particularidade: reunir alunos muito diferentes, com visões diferentes, até porque a administração publica é diversa. A carreira permite que a gente se encontre em qualquer área, as possibilidades são múltiplas, mas o que une todas elas é o mesmo propósito de fazer a diferença”, observou.

De acordo com o secretário-geral do governo, Mateus Simões, hoje, em Minas Gerais, há EPPGG trabalhando em todos os grandes projetos do estado, atuando de forma transversal na gestão pública mineira. “A administração pública é muito ampla. Há inúmeros campos em que vocês podem ser úteis. Tragam a experiência da rua para a realidade pública, jamais percam o contato com o lado de fora. Vocês têm muito a aprender e, tenho certeza, muito a contribuir com a renovação da administração pública”, completou o secretário-geral.

“A chegada de uma turma nova é sempre interessante, estimulante. Traz novas cabeças, um olhar novo. A gente, como instituição, fica mais rico”, afirmou o presidente da FJP, Helger Marra. “Tenho certeza de que vocês têm grandes expectativas, é um momento ímpar na vida de cada um começar um novo curso. Desde esse primeiro contato, estejam certos de que muitas oportunidades se abrem e de que o mais importante é vocês olharem essas oportunidades e as aproveitem. Explorem isso ao máximo!”, recomendou aos novos estudantes.

Em um segundo momento, o novo projeto pedagógico do curso foi apresentado pela diretora-geral da Escola de Governo da FJP, Maria Isabel Araújo Rodrigues, e pelo coordenador da graduação, Bruno Dias Magalhães. A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kennya Kreppel, apresentou a carreira de estado de EPPGG, e o presidente do Sindesp, João Vitor Fonseca, falou sobre o papel e a atuação do Sindicado dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

“Eu estudava Ciências Contábeis na UFMG e, ao longo do curso, percebi que queria fazer parte de uma carreira que contribuísse de forma agregadora para a sociedade. Foi nessa reflexão que eu decidi mudar de graduação e estudar para a Fundação João Pinheiro. Para mim, foi um desafio e, felizmente, consegui ingressar depois de três tentativas no Enem, por isso é uma realização de um sonho”, contou Marina Gomes, uma das novas estudantes do Csap. “Espero adquirir muito conhecimento na área de administração pública e me desenvolver para ser uma profissional de excelência na politica pública”, declarou.

Na sequência das boas-vindas, os novos estudantes assistiram à aula magna O Ensino de Administração Pública e as Escolas de Governo no Brasil: Conceitos, modelos e panoramas, ministrada pelo professor Fernando de Souza Coelho, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP).

Ao longo da semana a equipe da Escola de Governo irá conversar com os alunos sobre suas expectativas para o curso, apresentar as iniciativas e projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo Csap, o Diretório Acadêmico do Csap, os regulamentos e o sistema acadêmico.

Csap – Segunda etapa de um concurso público anual promovido pela Seplag MG e a FJP, o Csap tem duração de quatro anos e forma os estudantes para atuarem como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Poder Executivo de Minas Gerais. Cabe a esses profissionais formular, supervisionar e avaliar políticas públicas, desenvolver atividades de planejamento, avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação e gestão de recursos logísticos, humanos e materiais, entre outras atividades.