Governo de Minas disponibiliza cursos on-line para incentivar transformação digital entre servidores estaduais

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Capacitação faz parte da atualização da nova política de Tecnologia da Informação do Estado

Para promover a transformação digital entre os servidores estaduais de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), vai oferecer capacitações tecnológicas aos funcionários públicos. Nesta sexta-feira (4/12), serão abertas as inscrições para os cursos de “QGis”, que abordará conceitos básicos a respeito do sistema de informação geográfica livre, e de “Screen recorder”, em que os alunos deverão aprender como gravar telas e, dessa forma, criar vídeos explicativos usando a imagem do computador.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, essa novidade vai ao encontro das diversas ações do Governo de Minas em qualificar a prestação do serviço público no Estado. “Neste ano, o governo mineiro fez atualização da sua Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). E um eixo dessa política é a construção de um programa de transformação digital para servidoras e servidores”, comenta o gestor. “Nossa intenção é impulsionar a transformação digital no governo do Estado”, sinaliza.

Parceira da ação, a diretora de Estatística e Informações da FJP, Eleonora Santos, explica que alguns servidores da fundação já fizeram os cursos e o resultado tem sido promissor. “Na Fundação João Pinheiro, esse programa começou trazendo um nivelamento das novas plataformas e tecnologias. Terminados esses cursos, com toda a conversa que fomos construindo ao longo desse período com a Seplag, combinamos de disponibilizar esses conteúdos para mais servidores e, certamente, teremos grandes êxitos”, ressalta a diretora.

Nos próximos meses, mais dois cursos serão lançados. Eles serão voltados para a análise e visualização de dados por meio das linguagens de programação ‘R’ e ‘Python’, consideradas habilidades úteis na concepção e avaliação de políticas públicas e na qualificação do Estado, garantindo entregas mais efetivas à população.

Efetividade

Segundo o superintendente Central de Governança Eletrônica, Lucas Vilas Boas, a intenção é que recursos tecnológicos, capazes de beneficiar a rotina dos servidores em um contexto em que o trabalho está cada vez mais digital, sejam apresentados aos servidores. “Os cursos, por meio de uma abordagem prática, permitirão às equipes incorporar melhores práticas e ferramentas atuais para trabalhar de maneira mais eficiente”.

Quem concorda é a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DGCDD), Luciana Assunção. De acordo com ela, o programa de transformação tecnológica surge como uma possibilidade de ampliar as opções de desenvolvimento dos servidores no Estado. “Estamos focados na mudança de cultura para proporcionar uma renovação da boa governança, ampliando a possibilidade de acesso gratuito nessas áreas”, destaca.

As inscrições para as capacitações, que se iniciam nesta sexta-feira, vão até o dia 11/12 e são limitadas em 200 por curso. Cada formação terá a duração de quatro horas/aula, que poderão ser cumpridas entre os dias 14/12/20 e 21/01/2021. Confira, abaixo, um resumo dos primeiros cursos disponibilizados.

  • QGis

O curso trará conceitos básicos relacionados à cartografia temática, os principais tipos de mapas temáticos, os elementos gráficos básicos dos mapas e as principais convenções cartográficas. Na capacitação, também serão tratadas as ferramentas básicas do QGis, com exercícios práticos para elaboração de um mapa temático. Para se inscrever, clique aqui.

  • Screen Recoder

O Screen Recorder é um software de gravação de tela gratuito e fácil de usar, que permite filmar qualquer área da sua tela, ou salvá-la como uma captura. É uma boa ferramenta para quem busca criar vídeos explicativos, tutoriais e cursos usando a tela de seu computador. O programa permite selecionar uma área específica, ou gravar tudo o que é exibido, inclusive a imagem da webcam.

Entre as diversas funcionalidades do Screen Recorder, estão as ferramentas de anotação e desenho, inserção de logomarca, zoom in e upload de gravações no YouTube, Dropbox e Google Drive. Também é possível cortar trechos do vídeo, alterar a qualidade de áudio e imagem e exportar o material em diversos formatos. Para se inscrever, clique aqui.

Atualização da política

A nova Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas foi apresentada em julho deste ano a mais de 60 órgãos e entidades do Poder Executivo. A metodologia, que substituiu a anterior, de 2015, pretende melhorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis e acessíveis, além de proteger e gerenciar a informação com infraestrutura, qualidade e confidencialidade.

Desde 2015, quando a última política foi instituída, surgiram novas tecnologias e exigências, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o foco em processos eletrônicos, entre outras, que motivaram a implementação da nova regra.