Comércio aproveita oportunidades geradas com Jimi

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Além do movimento turístico, tradicional competição esportiva estadual contribui para que as cidades-sede ganhem projeção no estado

 

A realização da etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) trouxe efeitos positivos para os segmentos de comércio e serviços das cidades-sede - Cataguases, Frutal, Jequitinhonha, João Monlevade, Montes Claros, Pitangui, Ponte Nova e Pouso Alegre. A geração de renda extra e o desenvolvimento econômico por meio das competições, inclusive, são pontos sempre defendidos e reforçados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), que organiza a disputa, junto a representantes dos municípios nas reuniões técnicas da competição.

Nesse contexto, o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, avalia o efeito do Jimi na economia de Minas Gerais. “O deslocamento dos jogadores, árbitros, técnicos e cidadãos dos 200 municípios participantes da etapa Microrregional proporcionaram uma injeção de recursos, principalmente na rede turística. Comércios, restaurantes, hotéis e empresas de transporte, por exemplo, receberam mais clientes no período dos jogos do que em comparação a outras datas similares. O comerciante que não esteve atento ao potencial econômico do Jimi deve acompanhar os próximos cronogramas da competição”, aponta.

Cataguases recebeu 19 cidades dos territórios Mata e Vertentes para as disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol. O movimento fez com que um dos hotéis cataguasenses, o Spíndola, recebesse 40% a mais de hóspedes do que o esperado para a época do ano.

“De 13 a 18 de junho, ficaram aqui árbitros e jogadores, o que levou o hotel a preencher todos os quartos. A realização do Jimi é excelente e ideal para os comerciantes da cidade”, analisa o proprietário, Horácio Spíndola. Para ele, o evento também levou benefícios para outros setores. “O comércio, os produtores da cidade, os restaurantes e as lojas atraíram clientes e puderam aproveitar o movimento turístico”, destaca.

Cláudia Fernandes, de Frutal, Triângulo Sul, não perde as oportunidades com os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), também organizados pela Seesp, e não foi diferente com o Jimi. Proprietária do Restaurante Tia Jô, sempre prepara as refeições para os alunos-atletas do Jemg, e para o Jimi, abriu seu negócio durante o recesso de Corpus Christi para receber os jogadores.

“Geralmente, não abrimos aos feriados e domingos. Mas, com essa demanda, tivemos um bom retorno, com mais clientes durante nosso almoço e jantar.”, conta.

 

Visibilidade dentro e fora das quadras

Especialista em marketing, o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, reitera que o efeito do Jimi não é um fato isolado. Ele relatou que, desde 2015, a secretaria já tem o olhar atendo para a capacidade de geração de receita, nos municípios, por meio dos eventos esportivos. 

“Além das competições organizadas pela própria Seesp, como o Jimi e o Jemg, primamos por apoiar grandes eventos capazes de trazer times, imprensa e os acompanhantes dos atletas de outros estados para Minas Gerais. Em 2016, por exemplo, apoiamos os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e o XX Mundial Júnior de Handebol Masculino que, juntos, movimentaram R$ 13,5 milhões em Uberaba e Uberlândia”, relembra.

Em 2017, Montes Claros já foi sede das primeiras etapas do Jimi e do Jemg, e voltará a receber a etapa Regional de ambas as competições. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Edilson Torquato, a oportunidade de sediar os eventos esportivos ultrapassa a geração de receita imediata.

“Além dos impactos nas atividades econômicas, que vão desde o transporte público até aos bares e restaurantes, os jogos dão visibilidade e mídia espontânea para Montes Claros. A cobertura da imprensa nos rádios, na televisão e na internet projeta o município para todo o estado e mostra sua potencialidade”, destaca.

Para a próxima etapa do Jemg – de 10 a 15 de julho – e do Jimi – de 6 a 10 de setembro –, as expectativas são grandes em Montes Claros.

“Com o sucesso já alcançado nas outras fases, esperamos ter mais apoio na organização, contando com a sociedade, os jogadores e a torcida. Com isso, vamos agregar mais ao esporte na cidade”, pontua.