Transforma Minas abre mais quatro novas vagas em posições estratégicas do Governo

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Candidatos a quatro posições de Subsecretário da Seplag serão avaliados por competências; seleção é aberta a profissionais do setor público, iniciativa privada e terceiro setor  


O programa Transforma Minas disponibiliza mais quatro novas vagas em posições estratégicas do Governo do Estado de Minas Gerais. A partir de hoje, dia 5 de abril, serão aceitas inscrições para quatro Subsecretarias de Estado, todas vinculadas à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O processo seletivo é aberto a funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencherem os pré-requisitos e as competências exigidas em cada função, além de terem perfil para o serviço público.

As vagas abertas às inscrições são: Subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Públicas; Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação; Subsecretário de Gestão Logística; e Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto. Os candidatos vão passar por um processo de avaliação por competências.

"Um dos compromissos prioritários do nosso governo é mudar a gestão do Estado, e isso se faz com profissionais de experiência comprovada em suas áreas de atuação desempenhando funções de alta relevância na administração”, diz o governador Romeu Zema. “Essa forma de avaliar e selecionar pessoas para cargos de alta responsabilidade é uma nova cultura que estamos incutindo na gestão pública e que certamente tornará o Estado mais eficiente, mais capacitado a atender melhor a população", completa.

O Transforma Minas - Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência já disponibilizou nove posições estratégicas do Governo e deu início à certificação ocupacional dos candidatos às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), totalizando 56 cargos e mais de 500 mil acessos ao site. Os candidatos são avaliados em um processo seletivo objetivo e transparente, por meio de etapas como análise curricular, teste de perfil e entrevistas com especialistas, entre outras. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site transformaminas.mg.gov.br.

O secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, destaca que o Transforma Minas tem o objetivo de mudar a cultura de gestão de pessoas no Governo. “O programa vai selecionar lideranças para várias áreas do governo e com isso vamos irradiar essa forma mais criteriosa de escolha dos gestores públicos”, afirma. 

Levy enfatiza que o projeto não exigirá a criação de novos cargos na administração e não envolve nenhum tipo de despesa extra para o orçamento do Estado. “É importante que as pessoas saibam que essa iniciativa será permanente em nossa gestão e que esses profissionais serão cobrados por resultados.”

Sobre o Transforma Minas

Lançado em 8 de março, o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências é um inovador programa de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.
Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais, em diversas áreas da gestão pública, como saúde, assistência social e meio ambiente.