Você está aqui:

Notícias

SEIMG acessível: respeito e oportunidade

Servidores com perda total ou parcial da visão fazem treinamento do SEIMG

“Respeito e oportunidade”. É assim que a servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ana Paula de Oliveira Pereira, resume a iniciativa do órgão, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), de oferecer ferramentas acessíveis e adaptadas aos servidores públicos com perda total ou parcial da visão. 

Durante dois dias de curso, 19 servidores aprenderam a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - ferramenta que processa eletronicamente documentos, expedientes e processos administrativos em entidades públicas do Estado de Minas Gerais. Com apostila em braile e o recurso de leitor de tela NDVA, sigla em inglês para “Acesso Não Visual ao Ambiente de Trabalho”, os participantes receberam o treinamento completo do sistema. 

“Habilitamos o SEIMG para que portadores de deficiência visual possam utilizá-lo. Nessa primeira experiência de treinamento com os recursos de NDVA, percebemos o quão importante é oferecer adaptações em nossas ferramentas. Todos que participaram demonstraram muita habilidade e facilidade”, aponta Edimilson Oliveira, da Central de Governança Eletrônica da Seplag. 

Ana Paula, que conduziu o treinamento, conta que a primeira vez que fez o curso era a única pessoa com deficiência visual. “Meu coordenador perguntou se eu aceitaria aprender a utilizar o SEIMG. Mesmo sendo a única deficiente visual, topei o desafio. E, agora, estou ensinando. É uma alegria abrir novos caminhos para que outros servidores deficientes consigam utilizar uma ferramenta que faz parte do nosso cotidiano de trabalho. Esse curso é um marco, demonstra respeito a todos nós”, ressalta a servidora do TJ.

Sobre o SEI 

Lançado, em Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em agosto de 2017, o SEIMG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital.  Atualmente, o SEIMG conta com mais de 12 mil unidades cadastradas, em 64 órgãos ou entidades da administração estadual que usam a plataforma. São 51.490 usuários, além de 8.164 usuários externos, como fornecedores, representantes de prefeituras, entre outros.

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), e vem sendo implantado em toda a administração pública. O sistema se ampara em premissas como inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.
 

*foto: Robert Leal (TJMG)

Notícias relacionadas

Decreto amplia benefícios a pessoas com deficiência na compra de veículos
29/09/2017

O Decreto 47.263 adequa as exigências necessárias para garantir a lisura do processo. A isenção do imposto estadual na saída de veículos, cuja alíquota é de 12%, é concedida a pessoas com deficiência física, visual, mental ou autista, mediante comprovação legal de sua condição.