Governo de Minas reúne prefeitos dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem da Vale S.A

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

O encontro faz parte da agenda oficial do Comitê Gestor Pró-Brumadinho 

Para compreender as demandas dos municípios da bacia do Rio Paraopeba, atingidos pelo rompimento da barragem I da Mina do Córrego do Feijão, o Governo de Minas Gerais, por meio do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, recebeu na Cidade Administrativa, nesta segunda-feira (8/7), 11 prefeituras afetadas pelo desastre.  O encontro faz parte da agenda oficial do Comitê, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e composto por diversos órgãos do Estado.

Pará de Minas, a cerca de 100 km do local da tragédia, é um dos municípios que sofre impactos. O prefeito Elias Diniz conta que o Rio Paraopeba é o principal afluente de água aos quase 100 mil habitantes. “Estaremos para sempre impactados pelo rompimento da barragem da Vale. Passamos por muitas restrições nos últimos meses. Nossa produção de frangos e porcos está enfraquecida. Não é um cenário animador. Mas, apesar de tudo, precisamos destacar o empenho do Governo de Minas em nos apoiar”, lembra o prefeito. 

A secretária-adjunta da Seplag, Luísa Barreto, coordenadora do Comitê, explica que o Governo está organizado para dar celeridade às ações de mitigação, recuperação e compensação socioambiental e socioeconômica. “Queremos aperfeiçoar nosso papel intermediador para fomentar ações que reparem os danos causados pelo desastre”, explica Luísa.

O prefeito de Mário Campos, Elson da Silva Júnior, lamenta a realidade difícil do município vizinho a Brumadinho. “Somos uma cidade de agricultura familiar e depois do acontecido tudo mudou. Quem pescava já não consegue mais, quem plantava hortaliças não planta mais. Precisamos de ações imediatas que nos ajudem e o Comitê, assumindo o papel de intermediador, é fundamental”.

Na reunião, a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho, se comprometeu a enviar, ainda nesta semana, um relatório atualizado sobre a qualidade da água dos municípios abastecidos pelo Rio Paraopeba que sofreram algum tipo de intervenção devido ao desastre ambiental. 

Em outras ocasiões, o Comitê ouviu a população atingida em Brumadinho e amanhã, terça-feira, 09, o Comitê receberá deputados estaduais, também para um evento de escuta.

Sobre o Comitê Gestor Pró-Brumadinho
De iniciativa do Governo de Minas Gerais, o Comitê Gestor é responsável por coordenar ações governamentais para a recuperação socioeconômica e socioambiental de Brumadinho e dos municípios da Bacia do Rio Paraopeba, afetados pelo rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão. O Comitê é um canal oficial com objetivo de oferecer transparência às atividades governamentais e ser um facilitador para a comunicação com os atores envolvidos. 
 

Tags