Seplag-MG avança na implementação da nova Lei de Licitação e Contratos no Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

Webinário realizado na última semana apresentou a estratégia,  o plano de atividades e entregas previstas para 2021 e lançou nova trilha de aprendizagem sobre o tema

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), realizou, na última semana, o 2º bate-papo sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 14.133/2021). O evento on-line foi transmitido pelo canal do Youtube da Seplag-MG e pode ser acessado na íntegra aqui. O objetivo foi apresentar as estratégias para a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos no Estado, além do plano de atividades e entregas previstas para 2021. Na ocasião, o CSC lançou, ainda, a nova Trilha de Aprendizagem sobre a temática.

“Para alcançarmos a eficácia plena e conhecermos todas as novas modalidades da nova Lei, adotamos como estratégia o grupo de trabalho multidisciplinar e com participação ativa de servidores de várias instituições, inclusive dos outros poderes do Estado. O objetivo deste evento foi mostrar o trabalho desenvolvido”, destacou o subsecretário do CSC, Rodrigo Matias. O GT-NLLC foi criado em junho deste ano por meio da  Resolução SEPLAG nº. 050/2021

Durante o webinário, a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial e coordenadora do GT-NLLC, Virgínia Bracarense Lopes, apresentou um panorama geral da nova Lei, destacou a formatação do Grupo de Trabalho, as principais atividades desenvolvidas desde a criação e os próximos passos. 

“A diversidade de experiências e realidades do GT-NLLC tem proporcionado grandes aprendizados e trocas. Mesmo com toda essa diversidade e conhecimentos no grupo, iremos submeter as minutas dos normativos em consulta pública para que a contribuição seja ainda mais ampla. A participação de todos é fundamental para resultar em normas que sejam claras, objetivas e de fácil aplicação por cada colaborador.”, ressaltou Virgínia. 

Trilha de Aprendizagem 

A nova Trilha de Aprendizagem desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Capacita Compras, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), foi apresentada pela coordenadora da frente de Processos, Sistemas e Capacitação, Michele Kinoshita.

“Essa é uma alternativa de capacitação muito interessante, pois permite que o servidor ou a pessoa interessada se capacite de forma mais flexível e autônoma para absorver o conteúdo e conhecimento nos horários de disponibilidade”, enfatizou. 

A Trilha foi elaborada por meio de um trabalho de curadoria de conteúdos disponíveis sobre o tema. Além disso, será constantemente atualizada com novos materiais sobre o assunto. Para acessar a nova Trilha de Aprendizagem, clique aqui.  

Diálogo e transparência 

Também participaram do evento os coordenadores das frentes de trabalho do GT-NLLC, Jafer Jabour, Carla Fernandes e Eduardo Franco, responsáveis pelas frentes de Seleção de Fornecedores, Gestão e Fiscalização de Contratos e Questões Gerais, respectivamente. Os coordenadores apresentaram o trabalho desenvolvido pelas equipes e destacaram a importância do GT-NLLC para implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos no Estado.