Ações da Seplag contribuem com aumento da eficiência do Estado em 2019

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) atuou, durante o ano de 2019, buscando tornar Minas Gerais um Estado mais eficiente, valorizando o funcionalismo e o cidadão mineiro. Foram adotadas medidas para garantir os direitos dos servidores estaduais e reduzirem as despesas do Estado, além da implantação de um novo modelo de gestão de pessoas e de transformação digital dos serviços públicos.

“2019 foi um ano desafiador para a Seplag: revisitamos nossas entregas, aprimoramos nossa estratégia de atuação frente aos desafios que foram apresentados e conseguimos nos fortalecer enquanto um time de excelência. A Secretaria cada vez mais se apresenta como referência de atuação nas diversas searas da gestão pública. Que em 2020 consigamos continuar construindo interfaces e contribuições positivas imprescindíveis ao alcance da eficiência na administração pública do Estado de Minas Gerais”, destacou a chefe de Gabinete da Seplag, Sílvia Listgarten.

Em um cenário de crise financeira, a Seplag trabalhou na otimização do gasto público, por meio de readequação orçamentária, revisão de contratos, alienação de bens, entre outras medidas. Iniciativas de tecnologia e inovação foram implementadas para reduzir despesas e aprimorar os serviços públicos prestados.

Como resultado do trabalho, o Governo reduziu o déficit previsto para 2019 em cerca de R$ 5 bilhões e garantiu o pagamento do 13º salário para 61,5% dos servidores estaduais ainda em 2019. O 13º referente a 2018, herdado da gestão anterior, também foi pago, assim como os repasses do Ipsemg e dos empréstimos consignados que estavam irregulares desde o último governo.