Gestores do Estado concluem primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Liderança, do Transforma Minas

Evento aconteceu nesta quinta, dia 10. Nova turma está prevista para 2021.

Nesta quinta-feira (10/12), 55 gestores concluíram as ações do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas, que tem como objetivo valorizar e desenvolver as competências de líderes por meio de questões como escuta, resiliência, engajamento e comunicação. O programa integra o Transforma Minas, um dos principais instrumentos do Governo estadual na área de gestão de pessoas. Saiba mais sobre o Transforma Minas aqui.

O governador Romeu Zema enviou uma mensagem de vídeo a todos os líderes, ressaltando a importância do desenvolvimento de todos nesse processo. “Formar melhores gestores que mudem o governo e o setor público para melhor, esse é o nosso objetivo. Que vocês apliquem o conhecimento adquirido. Já fizemos muito, mas ainda há muito a ser feito”, ressaltou.

O desenvolvimento e incremento do desempenho dos selecionados pelo Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, é o foco do PDL, lançado em novembro de 2019, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). O programa é estruturado em módulos e voltado para servidores do segundo nível hierárquico do governo, buscando valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação.

A iniciativa foi definida pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, que também participou do evento, como um marco deixado como legado para o Estado. “É importante que as posições de liderança – que são as posições que vocês ocupam – dêem resultado, mas é importante capacitar às pessoas para que isso aconteça. Essa é a intenção do PDL, aumentar a capacitação dos gestores públicos”, enfatizou.

O presidente da FJP, Helger Marra, agradeceu a todos os parceiros e destacou a realização do PDL, mesmo em um ano de grandes desafios. “Estou muito orgulhoso por estarmos aqui, concluindo este projeto piloto. Agora é hora do balanço do desenvolvimento de cada um, para que possamos aplicar como gestores”.

Formação do PDL

Desde o início do PDL, foram realizados 14 encontros. Em cada um foi abordado um tema distinto, como os desafios de empreender e inovar no setor público, liderança em tempos de crise, escutatória e padrões de linguagem, gestão do tempo, entre outros.

O programa, como considerou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, foi uma oportunidade de exercer o cooperativismo entre líderes. “Com certeza as pessoas estão diferentes após esse processo. Vamos aplicar as qualidades, experiências e conhecimentos que foram compartilhados por cada um em nosso dia-a-dia”, ressaltou

Neste último encontro, a Mestre em Administração e Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e professora da turma do PDL, Aline Souki, propôs a troca de conhecimento entre os líderes por meio de dinâmicas e apresentações. “É muito importante essa troca, para receber do outro, do colega que o acompanhou nessa caminhada, o que o ano e o treinamento significaram”, explicou.

A Subsecretária de Assistência Social, Mariana de Resende Franco, foi uma das participantes do PDL e apresentou um dos painéis de conclusão. “Fui positivamente surpreendida com essa proposta do Governo de Minas de acompanhar os líderes, promovendo o conhecimento, valorizando o desenvolvimento de competências, habilidades, provocando a interação entre as áreas, estimulando e fazendo com que nós, gestores setoriais, estejamos atentos ao constante desenvolvimento humano, pessoal, profissional e às novas experiências”, destacou.

Durante a fala do governador Romeu Zema, ele salientou o empenho para a continuidade do Programa de Desenvolvimento de Liderança em 2021.  “É importante que esta primeira turma aponte onde podemos melhorar, pois teremos novas turmas e precisamos aperfeiçoar o processo”, destacou.

O formato do PDL para 2021 ainda está em discussão.

Transforma Minas

O Transforma Minas, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem se consolidado como uma das principais ferramentas do Governo de Minas na área de gestão de pessoas e surge como referência de experiência bem-sucedida no setor público. O programa já selecionou mais de 180 profissionais para cargos estratégicos e de liderança no Governo, entre subsecretários, assessores e diretores de diversos órgãos e entidades.

A Aliança, iniciativa que reúne organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, é parceira do Transforma Minas. A parceria não envolve transferência de recursos financeiros e foi firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Lemann, representante da Aliança, e o Governo de Minas Gerais.