Seplag capacita servidores do Governo de Minas em processos de captação de recursos para aprimorar os serviços públicos oferecidos pelo Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Seminário on-line foi realizado entre os dias 15 e 19 de março. Palestras contaram com mais de 500 participantes

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu, na última sexta-feira (19/3), o seminário "Convênios de Entrada e Instrumentos Congêneres", realizado virtualmente durante toda a semana. Mais de 500 servidores que atuam em 50 órgãos e entidades do Governo de Minas foram capacitados, por dia, sobre os processos de elaboração de projetos e captação de recursos não-reembolsáveis para o Estado com o objetivo de aprimorar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos. 

O seminário foi realizado pela Diretoria Central de Gestão de Convênios de Entrada (DCGCE) com o objetivo de aprimorar a captação de recursos no âmbito estadual, disseminando conteúdos relacionados às etapas do processo, como banco de projetos, apresentação de proposta, prestação de contas, entre outras.

“Diante da crise financeira do Estado, agravada com a pandemia de Covid-19, e da escassez de recursos, é importante buscarmos, cada vez mais, fontes alternativas de investimento para financiarmos nossas políticas públicas”, destacou o subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag, Felipe Sousa. Algumas das linhas de captação de recursos apresentadas no Seminário foram emendas parlamentares federais e transferências de organizações internacionais.

O evento abrangeu seis palestras ministradas por representantes da Seplag, da Secretaria de Estado de Fazenda e do Ministério da Economia. Algumas delas contaram com a participação de mais de 500 pessoas. Além das temáticas de elaboração de projetos e execução de convênios de entrada e instrumentos congêneres, também foram realizadas apresentações sobre a adimplência do Estado de Minas Gerais e o Modelo de Excelência e Gestão (MEG) para recebimento de transferências voluntárias da União.

“A captação de recursos é uma temática muito importante para o Estado, principalmente nesse momento de crise fiscal. Por isto, ficamos muito satisfeitos com a quantidade de pessoas que participaram do evento ao vivo e com a troca de informações realizada por meio dos comentários. Nossa intenção era alcançar o maior público possível e acreditamos ter atingido este objetivo”, afirmou a diretora Central de Gestão de Convênios de Entrada da Seplag, Caroliny Miranda.

André Assumpção e Lima, servidor da DCGCE, também comemorou o alcance do seminário. “O evento foi muito proveitoso e promoveu, de forma satisfatória, a disseminação de conteúdos importantes aos servidores estaduais que atuam direta ou indiretamente em todas as etapas dos processos de captação de recursos através de convênios de entrada e instrumentos congêneres. O feedback dos participantes foi muito positivo”, completou. 

As palestras estão disponíveis no canal do Youtube da Diretoria.