Ponto Digital, um dos projetos vencedores do Prêmio Inova, já foi expandido para 40 órgãos estaduais

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Sistema foi premiado na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” em 2019 e possui, hoje, 23 mil servidores ativos

O Sistema Ponto Digital, responsável por concentrar todos os processos relacionados ao controle de frequência do servidor público, é utilizado atualmente em 40 órgãos estaduais e conta com 23 mil servidores ativos. O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), foi um dos vencedores da última edição Prêmio Inova Minas Gerais, que destaca iniciativas¬ e ideias inovadoras que contribuem com a gestão governamental.

O objetivo da premiação é valorizar e incentivar a participação do agente público para a construção de uma governança cada vez mais eficiente e sustentável. As inscrições para a 5º edição do Prêmio Inova estão abertas até o dia 22 de setembro, clicando aqui. Os vencedores podem levar prêmios em dinheiro (até R$ 5 mil), menção honrosa e um selo especial – “O Estado Sabe Ouvir” –, em parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). 

Iniciativa Implementada de Sucesso

O Ponto Digital foi implantado na Seplag, em outubro de 2017, como forma de substituir o sistema “Forponto”, que exigia impressão e assinatura manual das folhas de ponto dos servidores. Com os resultados positivos, a plataforma foi expandida para outros órgãos e, atualmente, contempla 40 instituições estaduais. 

Um dos integrantes da equipe que ajudou no processo de introdução do novo sistema foi o assessor de Tecnologia da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp), Cristiano Barros. “É gratificante ver o que já conseguimos avançar em termos de implantação do sistema nesse período, e ficamos muito felizes pelo grande interesse que os RH's dos órgãos e entidades têm tido em utilizá-lo. Nosso objetivo é tentar implantar o Ponto Digital em todo Poder Executivo, de forma bem responsável”, ressalta. 

Para ele, o reconhecimento vindo do Prêmio Inova em 2019, quando o projeto venceu a categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, é um grande incentivo para outros projetos elaborados internamente em todo Estado. Cristiano também destaca que a premiação valorizou o esforço de vários servidores que contribuíram direta e indiretamente para que o sistema pudesse ser utilizado.

Execução

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, destaca as vantagens do Ponto Digital, como economia, sustentabilidade e eficiência, e reforça que o sistema não contempla apenas o controle de frequência, mas também férias e afastamentos do servidor, tendo como base a legislação vigente no Estado. “O processo de controle de frequência foi todo automatizado, gerando facilidade para os atores envolvidos, agilidade para os controles mensais necessários, bem como maior confiabilidade e segurança das informações”, completa.

A implantação da plataforma reduziu despesas com contratos de software, papel e impressão. “Ao substituir o antigo sistema de ponto da Cidade Administrativa, a economia imediata com softwares de controle de frequência, por exemplo, foi de aproximadamente R$ 650 mil anuais. Tivemos também a redução da emissão de documentos físicos, com economia nos gastos com papel, impressão e, consequentemente, armazenamento físico. Estima-se que, atualmente, 275.000 folhas são poupadas por ano”, explica a diretora Central de Gestão dos Direitos do Servidor (DCGDS), Ana Cláudia Botelho.

Segundo a diretora, os ganhos com o processo de apuração de frequência ser 100% digital também incluem a facilidade na gestão por parte do servidor e a disponibilização de informações e serviços com transparência, autonomia e responsabilidade.

Prêmio Inova

A participação do agente público no Prêmio Inova é uma oportunidade de o Governo conhecer as ideias dos servidores para simplificar e melhorar a prestação dos serviços públicos, assim como divulgar iniciativas que estão dando certo e podem ser replicadas no âmbito da administração. É o que diz a superintendente Central de Política de Recursos Humanos da Seplag, Maria Muniz. Segundo ela, além do reconhecimento, os vencedores receberão troféus e premiação em dinheiro.

“Na edição deste ano, o foco na participação está ainda mais forte! Além de incentivarmos a participação ativa dos agentes públicos na apresentação de propostas e de ações já implementadas que contribuem para a simplificação e melhoria dos processos de trabalho e das políticas públicas, os cidadãos também poderão participar na 2ª etapa de avaliação do Prêmio, votando naquelas que considerarem apresentar maior contribuição para os serviços públicos prestados”, afirma.

Podem participar do concurso servidores estaduais com cargos efetivos ou comissionados, designados, contratados, empregados públicos, estagiários, bolsistas e militares. O edital foi publicado no dia 8 de julho pela Seplag, responsável pelo prêmio em parceria com a OGE e com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).