Vencedores do 5º Prêmio Inova são anunciados em evento virtual

Projetos inovadores desenvolvidos por servidores públicos são reconhecidos pela premiação, que este ano contou com votação popular

Nesta sexta-feira (4/12), o público conheceu os vencedores do 5º Prêmio Inova Minas Gerais. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e, pela primeira vez, com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), o Prêmio Inova visa reconhecer e incentivar os projetos inovadores para a melhoria dos serviços e processos do Estado.

O secretário da Seplag, Otto Levy, participou da abertura e ressaltou que, apesar do contexto atual de pandemia, foram inscritos cerca de 200 trabalhos. “Quero parabenizar os participantes e dizer que todos já são vencedores por buscarem alternativas para a melhoria do nosso Estado”, disse.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Kênnya Kreppel, ressaltou a importância das parcerias no projeto e disse acreditar que o Prêmio Inova esteja cumprindo seu objetivo. “Os vencedores apresentaram depoimentos emocionantes. Cada servidor que participou está fazendo a diferença para os colegas, a diferença entre as equipes e, principalmente, a diferença para o Estado”, disse. Ela também ressaltou a importância da votação popular, que aconteceu pela primeira vez nesta edição. “Queremos trazer, cada vez mais, o cidadão para participar nas escolhas dos projetos do Governo”.

Durante a cerimônia, o diretor do Centro de Liderança Pública, Tadeu Barros, apresentou a palestra “A inovação como aliada nos tempos de pandemia”. Ele falou sobre a importância do ser humano se reinventar, “mas sempre fazer do simples o diferente”.

A cerimônia também marcou o encerramento da 3ª Semana de Inovação, promovida pela Prodemge, que tem como tema “Ressignificando o futuro”. O diretor-presidente, Roberto Tostes, ressaltou a sinergia de ambos os eventos. “Nosso objetivo é buscar a visão empreendedora por parte dos servidores e em benefício para o cidadão”.

Vencedores

CATEGORIA IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS

1º lugar: Metodologia Simplificada para Definição de Áreas de Risco, Restrição à Ocupação e Controle Especial em Função de Ameaça de Desastres Naturais - (ARMBH)

2º lugar: Qualidade no Ensino Médio: Conexão das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais rumo ao vestibular - (DEER e FAPEMIG)

3º lugar: Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas - (SEDESE)

4º lugar: Programa de Desenvolvimento da Gestão Municipal (SEGOV)

CATEGORIA INICIATIVAS IMPLEMENTADAS DE SUCESSO

• MODALIDADE INOVAÇÃO EM PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

1º lugar: Gestão na ponta dos dedos (CEE/SEE)

2º lugar: FiscWeb MG. A facilidade da fiscalização de contratos na palma da sua mão (SEPLAG e UEMG)

3º lugar: Itinerários Avaliativos - Inovação e Evidências para os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de Minas Gerais (SEE)

4º lugar:  Criação do sistema do ICMS Turismo (SECULT E SEDESE)

• MODALIDADE INOVAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

1º lugar: FRIDA- Atendente virtual da delegacia da mulher (acolhimento, simplicidade, eficiência e agilidade no atendimento das meninas e mulheres vítimas de violência doméstica) (PCMG)

2º lugar: e-PTA: Processo Tributário Administrativo Eletrônico: Gestão Pública Digital, Accountability, Efetividade e Sustentabilidade (SEF)

3º lugar: Efetividade da simulação realística na adesão as medidas de prevenção de infecção em uma unidade neonatal (FHEMIG)

4º lugar: Sistema e Portal de Conselhos (CGE).

Os vencedores recebem: 1° lugar - R$ 5 mil; 2° lugar – R$ 3,5 mil; 3° lugar – R$ 2 mil; 4º lugar – menção honrosa. Na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, os destaques são reconhecidos com o selo “O Estado Sabe Ouvir”, da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE).