Sei!MG supera marca de 30 milhões de documentos na base

A plataforma, utilizada para tramitação digital no Governo de Minas, reduz gastos, garante economia e mais eficiência nos serviços prestados aos mineiros

O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e utilizado para tramitação digital de documentos no Governo de Minas, ultrapassou a marca de 30 milhões de documentos em sua base de dados. Somente em 2021, já foram mais de 10 milhões de arquivos eletrônicos cadastrados.

Atualmente, o Sei!MG conta com 88.093 usuários cadastrados, entre servidores de todos os órgãos e entidades do Governo de Minas, além de 108.377 usuários externos, como fornecedores, representantes de prefeituras, entre outros. Com a adesão dos usuários ao sistema, o consumo de itens relacionados a escritório reduziu consideravelmente, economia que contribui para diminuir os gastos públicos e impacta no bolso do cidadão.

"Em 2017, ano em que o Sei!MG foi lançado, foram gastos mais de R$12 milhões com serviços de impressão. Em 2020 o Governo de Minas Gerais gastou R$ 2.770.000. Uma economia de mais de 9 milhões de reais que tende a ser observada anualmente", destacou o gestor do Sei!MG, servidor da Diretoria Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag, Edimilson Leonardo de Oliveira.

Com a implementação do regime especial de teletrabalho no Poder Executivo estadual em março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços atuou junto aos órgãos e entidades para cadastro de novos usuários e apoio na utilização do Sei!MG. O sistema, dessa forma, se consolidou como ferramenta essencial para a tramitação eletrônica de documentos no Estado.

"O sistema possibilita que os servidores instruam processos de qualquer lugar, facilitando adaptação do teletrabalho em tempos de pandemia. Hoje, o Sei!MG é utilizado por toda a administração pública estadual, gerando em torno de 1.200.000 documentos mensalmente", ressaltou o gestor do Sei!MG.

Sei!MG

Lançado pela Seplag em agosto de 2017, o Sei!MG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital, gerando, entre outros benefícios, economia com papel, impressão e materiais de escritório como pastas, carimbos e grampos.

O SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele é hoje a ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

A plataforma também conta com um aplicativo capaz de criar processos e editar documentos, disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.