Nova Política de Tecnologia da Informação do Governo de Minas busca transformação digital na prestação do serviço público

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Seplag apresentou normatização aos órgãos e entidades do Estado

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentou, na última semana, a nova Política de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas a mais de 60 órgãos e entidades do Poder Executivo. Participaram das reuniões, por videoconferência, representantes de diversos setores, como saúde, educação e infraestrutura. Os gestores devem iniciar a aplicação das novas diretrizes ainda neste ano. 

A metodologia tem como objetivo principal, de acordo com o diretor Central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Fabrício Salum, melhorar os serviços públicos, tornando-os mais ágeis e acessíveis, além de proteger e gerenciar a informação com infraestrutura, qualidade e confidencialidade. Instituída no dia 5 de junho de 2020, pelo decreto 47.974, a nova Política de TIC substitui a anterior, de 2015. Outras informações sobre a política podem ser acessadas neste link.

“A nova política é importante para o Estado, pois atualiza conceitos e diretrizes para a Administração Pública, passando pela transformação da TIC em uma entidade ágil, acessível e inovadora para a prestação de melhores serviços públicos aos usuários, pela consolidação de soluções sistêmicas integradas e padronizadas e pelo aprimoramento dos processos de governança”, explica Fabrício Salum. 

Desde 2015, quando a última política foi instituída, surgiram novas tecnologias e exigências, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o foco em processos eletrônicos, entre outras, que motivaram a implementação da nova regra. O Governo de Minas divulgou, em junho, uma cartilha com conceitos gerais da LGPD e suas aplicações no funcionalismo público estadual.  Para conferir a cartilha, clique aqui

“A eliminação de burocracias e simplificação de processos traz ainda um enorme potencial de economia de recursos públicos, ao melhorar a eficiência interna da Administração, proporcionando aos órgãos e entidades a elaboração de planos específicos para melhoria de sua infraestrutura e negócios”, afirma. 

Apresentação

A apresentação das principais mudanças da Política de TIC aos órgãos e entidades do Executivo foi dividida em quatro etapas. No primeiro momento, participaram as entidades relacionadas à educação e à saúde. No segundo, foram convidadas instituições de segurança e de cultura. No terceiro, os gestores apresentaram para as entidades que trabalham diretamente com infraestrutura. Por fim, a política foi apresentada a grupos gerenciais e de Governo.

"Além de alinhar os entendimentos e informar aos executores de Políticas Públicas os caminhos e diretrizes que devem ser seguidos, os esclarecimentos, nesse momento, buscam maximizar as ações previstas na Política de TIC, buscando sua eficácia”, salienta o diretor. 
 

Tags