Minas Comunica II, do Governo de Minas, é finalista em concurso nacional de inovação no setor público

Programa coordenado pela Seplag levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros e beneficiou 1,17 milhão de pessoas

O Minas Comunica II, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), é um dos finalistas do concurso Inovação no Setor Público, promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Por meio do programa, o Governo de Minas levou telefonia móvel a 707 distritos mineiros e beneficiou 1,17 milhão de pessoas.

A premiação da Enap, que está na 24ª edição, valoriza equipes de servidores que repensam atividades do dia a dia e propõem ações para qualificar a prestação do serviço público. O programa é finalista, junto com outras cinco ações, na “Categoria 3: Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal”.

O próximo passo do concurso é a apresentação oral que cada equipe fará junto ao comitê julgador. Em seguida, serão escolhidas as três iniciativas vencedoras em cada uma das três categorias. As datas das apresentações e da cerimônia ainda não foram divulgadas.

Transformação Digital

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, salientou que a equipe responsável pelo Minas Comunica II está honrada com o reconhecimento e vai demonstrar, durante a apresentação, os desafios e benefícios do programa ao levar acesso de telefonia móvel a centenas de distritos do Estado que não eram contemplados pelas operadoras e pelas políticas federais de telecomunicações.

“O Governo de Minas têm trabalhado fortemente na transformação digital dos serviços públicos. O Minas Comunica II foi importante para reduzir a lacuna de falta de acesso da população a serviços on-line, que são tão importantes no contexto atual. Temos agora também o programa Alô, Minas!, que irá levar telefonia móvel e internet a outros 305 distritos e localidades de municípios mineiros”, destacou o subsecretário Rodrigo Diniz Lara.