Desenvolvimento do Servidor

Atualizado em: 

Decreto nº 44.205, de 12 de janeiro de 2006 - Institui a Política de Desenvolvimento dos Servidores Públicos Civis da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.

 

Ações de desenvolvimento em tempos de teletrabalho

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG, por meio  da Subsecretaria de Gestão de Pessoas - SUGESP, compilou  dezenas de ações de desenvolvimento on-line, totalmente gratuitas, para a capacitação dos servidores no período de teletrabalho. Confira!!!

 

Capacitar

Oferta de cursos de capacitação, presencial e à distância, em assuntos técnicos relacionados às práticas de trabalho dos servidores, com objetivo de alinhar conteúdos com os processos organizacionais promovendo a interação das áreas centrais com as unidades setoriais executoras. O programa também proporciona a valorização dos talentos internos, com disseminação de seu conhecimento e expertise nas diversas áreas.  

Confira os cursos disponíveis e entre em contato com o seu RH!

 

Convênios não onerosos com a iniciativa privada

Programa de cadastramento de Instituições de Ensino, pelo qual são firmados convênios para concessão de descontos e/ou condições especiais na aquisição de produtos e serviços em seus respectivos estabelecimentos, aos agentes públicos e demais beneficiários.

Veja as principais informações nos documentos abaixo:

  1. Cartilha - Beneficiários;
  2. Instituições conveniadas de ensino superior

Veja as regras para cadastramento e habilitação e o checlist de documentos necessários para ser nosso parceiro:

Quer saber mais informações sobre esta ação? Quer ser nosso parceiro?
Nos procure: convenios.dcgdd@planejamento.mg.gov.br

 

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho

O Programa de Qualidade de  Vida no Trabalho (PQVT), é  um conjunto de ações implementadas com o objetivo de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, devendo estar alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridade para o bem-estar dos  agentes públicos na organização.

Com uma metodologia educacional, inclusiva e preventiva, o PQVT busca tornar o  trabalho mais humanizado, assegurando que os  servidores sejam  vistos como  sujeitos ativos, capazes de desenvolver e aprofundar suas potencialidades,  O Programa promove palestras, oficinas, eventos culturais e outras ações, para os  agentes públicos do  Governo de Minas.

Quer  conhecer mais  sobre o  Programa? Clique no link e conheça a nossa playlist no youtube: Programa de Qualidade de vida no trabalho

 

Preparação para Aposentadoria

Conjunto de atividades interconectadas que prestam auxílio ao servidor e a instituição, de maneira que propicie o vislumbre de novas perspectivas dentro e fora do trabalho. Saiba mais: Procure o seu RH!

 

Treinamento Introdutório

Instrumento desenvolvido para auxiliar os servidores na assimilação de princípios, valores e normas e conceitos pertinentes às suas atividades funcionais.

 

Outros regramentos

  1. Resolução Seplag nº 27, de 28 de junho de 2007 - Estabelece procedimentos para a concessão de bolsa de estudo e para participação de servidores da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo em cursos de pós-graduação.
  2. Decreto 48.176, de 15/04/2021 - Dispõe sobre a concessão de afastamento para estudo ou aperfeiçoamento profissional ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.
  3. Resolução Seplag nº 43, de 14/06/2021 - Estabelece os fluxos, as diretrizes e os formulários referentes às concessões de afastamento para estudo ou aperfeiçoamento profissional ao servidor público da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual
  4. Decreto 47.528, de 12/11/2018 -Regulamenta, no âmbito do Poder Executivo, a Lei Complementar nº 116, de 11 de janeiro de 2011, que dispõe sobre a prevenção e a punição do assédio moral na administração pública estadual.
  5. Resolução Conjunta OGE/SEPLAG/CGE nº 01, de 5 de dezembro de 2018 - Estabelece procedimentos no âmbito da Ouvidoria-Geral do Estado – OGE, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag e da Controladoria-Geral do Estado - CGE para o recebimento, acolhimento e o encaminhamento de reclamação sobre a prática de assédio moral, e dá outras providências.