Você está aqui:
Inovação na Gestão Pública
A Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais consiste no desenvolvimento de iniciativas, alinhadas à estratégia governamental, que agregam valor público às atividades dos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual, buscando utilizar a prática da inovação como alternativa para melhorar a prestação de serviços. A Política de Inovação na Gestão Pública do Estado de Minas Gerais é coordenada pela Diretoria Central de Articulação e Apoio a Projetos Inovadores – DAAPI, da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional – SCIM, que é vinculada à Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas.
A DAAPI tem como competência subsidiar a implantação de projetos e iniciativas de inovação na gestão pública, bem como articular e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas estratégicas e inovadoras. Como suporte metodológico para o trabalho, a equipe desenvolveu o Guia para Inovação na Gestão Pública que busca disseminar metodologias e ferramentas para criar, identificar, estruturar e implementar ideias inovadoras, apoiando os gestores públicos na promoção da inovação, com vistas à entrega contínua de melhores resultados.
Nesse sentido, a equipe realiza a transformação de serviços e políticas públicas, em parceria com diferentes órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, por meio da utilização de abordagens de inovação na gestão pública, com destaque para o Design Thinking e o Gerenciamento Ágil.
Conheça mais sobre a abordagem Design Thinking
O Design Thinking é uma abordagem utilizada para solução de desafios a partir da criação ou da melhoria de um produto ou serviço com foco no usuário. As etapas de aplicação dessa abordagem estão retratadas na figura abaixo. A DAAPI apoia as demais equipes na aplicação de todas as etapas do ciclo, sendo que algumas delas são operacionalizadas em oficinas facilitadas diretamente pela equipe DAAPI, após análise de viabilidade e alinhamento com os interessados.
Etapas para aplicação da abordagem Design Thinking
Além do apoio direto a diversos projetos e iniciativas de inovação alinhados à estratégia governamental, a DAAPI dissemina a Metodologia para Inovação na Gestão Pública por meio de palestras, cursos, tutorias e atividades lúdicas e interativas.
Nossa atuação...
- Facilitação de Oficinas
-
Planejamento, preparação e condução de oficinas de inovação voltadas para a geração e prototipação de ideias e propostas de soluções, de forma colaborativa, para desafios do setor público. Nas oficinas são utilizadas diversas abordagens e ferramentas de gestão da inovação com destaque para aquelas integrantes do Guia para a Inovação da Gestão Pública.
- Tutoria em Oficinas
-
Apoio técnico e metodológico para a realização de oficinas de inovação no setor público e para aplicação de abordagens e ferramentas de gestão da inovação integrantes do Guia para a Inovação da Gestão Pública.
- Gestão de Projetos Inovadores
-
Estruturação e gerenciamento de projetos inovadores e estratégicos por meio da aplicação de abordagens e ferramentas de gestão da inovação como o Canvas de Estruturação de Projetos Inovadores e a Abordagem Ágil de Gerenciamento de Projetos, dentre outras constantes no Guia para a Inovação da Gestão Pública.
- Jogos de Inovação
-
Os Jogos de Inovação são formas totalmente inovadoras, desenvolvidas pela DAAPI, de aplicação e disseminação da metodologia de inovação na gestão pública. Eles consistem na condução de atividades lúdicas e interativas para solução de desafios do setor público e disseminação de conhecimentos sobre abordagens e ferramentas de gestão da inovação, especialmente aquelas constantes no Guia para a Inovação da Gestão Pública. Os Jogos permitem a absorção e a operacionalização dos fatores chave para a inovação na gestão pública de forma descontraída, sendo ideais para a disseminação do conteúdo em contextos diversos que valorizem a ludicidade.
- Cursos
-
Realização de curso sobre fundamentos, abordagens e ferramentas do Guia para Inovação na Gestão Pública. O curso auxilia, de maneira prática e objetiva, os servidores a inovarem no seu ambiente de trabalho, oferecendo ferramentas e metodologias de criação, captação e desenvolvimento de ideias, bem como sua implantação enquanto projetos inovadores. Dentre as ferramentas e metodologias abordadas, destacam-se Design Thinking/Sprint, Canvas, Kanban e Gerenciamento Ágil de Projetos. O curso está estruturado nas seguintes etapas:
Entender a Inovação: Aprender os principais conceitos; conhecer o ecossistema de inovação; Gerar Valor com Abordagens Inovadoras: Definir um desafio; mapear atores relevantes; observar e entender os atores; redefinir o desafio inicial; criar ideias; selecionar ideias; testar/prototipar soluções; Estruturar Projetos Inovadores: Definir e organizar os principais elementos de um projeto inovador; priorizar projetos inovadores; Gerenciar Projetos Inovadores: Entender as diferenças entre as Abordagens Tradicional e Ágil de Gerenciamento de Projetos; planejar projetos inovadores; acompanhar projetos inovadores.
- Palestras
-
Realização de palestras sobre inovação na gestão pública em contextos diversos (eventos, seminários, cursos, etc), apresentando o conteúdo teórico sobre a temática e as experiências da equipe no desenvolvimento das oficinas, projetos e demais áreas de atuação, bem como o conteúdo do Guia para a Inovação da Gestão Pública.
Em 2018...
Oficinas realizadas
- Apoio aos municípios
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos atender às demandas municipais relativas aos serviços do Estado por meio do Grupo de Trabalho de Apoio aos Municípios - GTAM? As ideias geradas subsidiaram a construção do planejamento estratégico do GTAM.
- Transporte público e mobilidade urbana
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos melhorar o transporte público de forma que os cidadãos de BH tenham garantida uma mobilidade urbana adequada? A atividade teve como objetivo desenvolver um aprendizado prático teórico junto aos alunos do curso superior em Administração Pública da Fundação João Pinheiro.
- Desfazimento de carteiras e cadeiras escolares
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos simplificar o processo de desfazimento de carteiras inservíveis para que os diretores e gestores de patrimônio deem uma melhor destinação para estes bens? A atividade desencadeou o desenvolvimento de um decreto que facilita o desfazimento de carteiras, notadamente, simplificando o processo de doação.
- Capacitações para servidores estaduais e municipais
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Qual a melhor forma de disponibilizar cursos e capacitações para servidores estaduais e municipais? A atividade gerou protótipos do site para disponibilização de cursos EAD.
- Evento de 1 ano da Comunidade de Simplificação
-
Geração de ideias para a realização de um evento sobre simplificação e inovação na Gestão Pública estadual. A partir das soluções apresentadas promoveu-se a I Jornada da Inovação, em comemoração a um ano da Comunidade de Simplificação.
- Emissão de Carteira de Identidade
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como emitir Carteira de Identidade para os cidadãos de forma eficiente?
- Integridade nas Licitações e Contratações
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: O que podemos fazer para que agentes públicos, fornecedores e cidadãos promovam a ética, integridade e transparência nas licitações e contratações?
- Serviços públicos mais simples, ágeis e eficazes
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos aprimorar os serviços prestados pelo Estado para que eles sejam disponibilizados ao cidadão de forma mais simples, ágil e eficaz? A oficina integrou a programação da 1ª Jornada da Inovação - Comemoração de um ano da Comunidade de Simplificação.
- Integração de dados para simplificação de serviços públicos
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos integrar dados e informações dos órgãos/entidades do Estado para que os serviços públicos sejam prestados de forma mais simplificada? A oficina integrou a programação da 1ª Jornada da Inovação - Comemoração de um ano da Comunidade de Simplificação.
- Cidadania para recém-nascidos
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos aumentar o número de registros de nascimento nas Unidade Interligadas para que os bebês tenham a cidadania garantida? Os resultados da oficina desdobraram-se na alteração do formulário do Re-civil e apontaram para a necessidade de fortalecer as iniciativas de divulgação da existência e localização das UIs hoje em Minas Gerais, bem como das orientações para acessar esse serviço, notadamente, em relação à documentação necessária.
- Execução de Convênios de Entrada
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos apoiar os órgãos para que reduzam a quantidade de recursos devolvidos pela não execução de convênios de entrada? A discussões contribuíram para definição de um novo formato para acompanhamento de convênios de entrada junto aos órgãos.
- Procedimentos relacionados às Emergências Ambientais
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos otimizar os procedimentos internos relacionados ao tratamento de emergências ambientais? A partir das discussões da oficina foram desenvolvidos planos de ação para a implementação de melhorias através de ciclos rápidos (sprints).
- Qualidade do serviço da Farmácia de Todos
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para o desafio: Como podemos melhorar a qualidade do serviço da Farmácia de Todos? A oficina contribuiu para a geração de ideias a serem implementadas no Projeto de Melhoria da Farmácia de Todos através de ciclos rápidos (sprints).
- Qualidade de vida da População de Rua
-
Realização de oficina para construção coletiva de possíveis soluções para desafios afetos à qualidade de vida da população em situação de rua. Um dos desafios pautou, por exemplo, o direito à habitação, trabalhando com o desafio: Como podemos oferecer moradia para a população de rua garantindo aos beneficiados condições de renda para se manterem e superando o modelo de acolhimento institucional?
Galeria
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |