Gestão Logística e Patrimonial

Atualizado em: 

O Centro de Serviços Compartilhados tem por finalidade coordenar a formulação, a execução, a avaliação e a orientação técnica, em nível central, das políticas e ações voltadas para a gestão logística e patrimonial no âmbito dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica, fundacional e empresas estatais dependentes, visando à eficiência, à sustentabilidade e à qualidade na realização do gasto público, competindo-lhe primordialmente coordenar e propor implantação de políticas, ações estratégicas e diretrizes voltadas à gestão sustentável, à inovação e modernização da gestão de compras públicas, gestão logística e patrimonial, e gestão de viagens a serviço e concessão de diárias de servidor. Visa ainda coordenar a formulação e a implementação de políticas e ações para a utilização do poder de compras do Estado, apoiando o desenvolvimento econômico das regiões, focando no fomento e desenvolvimento das potencialidades regionais e o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais.

É de sua responsabilidade ainda a coordenação, formulação e implementação de políticas e ações que estimulem a realização das compras públicas sustentáveis, à aquisição da agricultura familiar e da economia solidária, assim como à aplicação do tratamento simplificado e diferenciado para as microenresas e empresas de pequeno porte em seus processos de compra.

As contratações centralizadas de bens e serviços de uso comum pelos órgãos e entidades, de contratações estratégicas e para a gestão de contratos corporativos também fazem parte de suas atribuições.

Contempla ainda em suas atividades a coordenação da gestão da frota de veículos de serviço, do contrato de guarda de documentos e as atividades de mensagerias e protoloco no âmbito da Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG).

A Subsecretaria ainda coordena a gestão, execução e o controle de todas atividades relativas à gestão gestão logística e patrimonio mobiliário, assim como coordena a simplificação e a modernização dos processos e atos normativos nas matérias relativas a compras públicas, gestão logística e patrimônio mobiliário e a viagem a serviço e concessão de diárias ao servidor.

Os sitemas corporativos referentes ao Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços, o Portal de Compras MG e o sistema de concessão de diárias e passagens do Estado de Minas também integram suas atribuições.