Epamig está com vagas abertas para técnico em agropecuária

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Epamig está com vagas abertas para formação técnica em agropecuária

Curso visa preparação de profissionais para atuar na gestão do agronegócio, nas áreas do cooperativismo e na pesquisa agropecuária. Aulas são ofertadas em Pitangui

 

Estão abertas, até o dia 2 de fevereiro, vagas para o curso Técnico em Agropecuária, oferecidas pelo Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac), da Epamig. Criado em 1990 e sediado em Pitangui, no Território Oeste, o Itac conta com a infraestrutura do Campo Experimental da Epamig para a realização das aulas.

O curso é voltado para a formação de técnicos em gestão do agronegócio, cooperativismo, apoio à pesquisa agropecuária e demais atividades agrícolas.

São 70 vagas oferecidas, nas modalidades concomitante, com duração de três anos – em que é ofertado também o ensino médio para os alunos –, com 50 vagas disponíveis, e pós ensino médio, com 20 vagas abertas e duração de um ano e meio.

“O Itac forma técnicos em gestão do agronegócio, cooperativismo, apoio à pesquisa agropecuária e demais atividades agrícolas. Já formamos mais de 900 técnicos em agropecuária e cooperativismo, oriundos de 140 municípios, de nove estados brasileiros”, conta a gerente de ensino, Luci Maria Lobato.

“O jovem rural precisa perceber que ele não precisa deixar o campo e ir para a cidade. Com esta formação técnica, eles estão habilitados a desenvolver atividades no campo e obter renda”, afirma. “Aqui, os alunos aprendem a teoria e prática, pois acompanham e executam as atividades no campo, nos laboratórios e nas unidades produtivas”, explica Luci.

O curso enfoca temas como, por exemplo, agricultura: da preparação do solo à colheita; criação de suínos, bovinos, aves e ovinos; manejo ao beneficiamento dos produtos da apicultura; produção de derivados do leite; topografia, irrigação e drenagem, construções e instalações rurais, geoprocessamento e mecanização agrícola; gestão agropecuária: administração e economia rural, cooperativismo e informática.

O ex-aluno Carlos Diego Fiuza, de 26 anos, formou-se no instituto em 2009 e hoje gerencia um grupo de cinco fazendas em Pitangui. “Para mim, o curso foi a base da minha vida profissional. Eu era peão, fui criado no campo e nunca quis sair daqui, mas nunca imaginei que chegaria onde estou hoje”, diz.

Já a aluna Isadora Ribeiro, de 17 anos, está fazendo o curso Técnico em Agropecuária na modalidade concomitante com o ensino médio e se forma no final do ano. “Estou gostando muito. Tenho o sonho de trabalhar no campo, com gado de leite e de corte. Estou muito animada porque esse ano começo a ver a parte de bovinos”, conta.

O valor da matrícula é R$ 90 e não há processo seletivo. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (37) 3271-4004 ou e-mail ensinoitac@epamig.br. Para os alunos que não residem na cidade o instituto oferece alojamento e serviço de refeitório.

Veja um pouco mais sobre o curso e sobre o Itac no vídeo abaixo: