Exposição Estadual Agropecuária é aberta oficialmente em BH

Exposição Estadual Agropecuária  é aberta oficialmente em BH com atrações diversas para o público

A feira traz programação diversificada para os visitantes, além dos tradicionais julgamentos de raças e leilões. Com entrada gratuita, programação vai até o próximo domingo (27/5)

Com agenda diversificada, homenagens e comemoração dos 80 anos do Parque da Gameleira, foi aberta oficialmente nesta quarta (23/5) a 58ª Exposição Estadual Agropecuária em Belo Horizonte. O evento segue até domingo com entrada gratuita.

Representando o governador Fernando Pimentel na solenidade oficial de abertura, o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, destacou o apoio do Governo de Minas Gerais ao setor agropecuário do estado.

“A revitalização do Parque da Gameleira no ano passado, com investimentos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, foi uma sinalização clara do posicionamento do Governo em manter o Parque da Gameleira na capital, reconhecendo a tradição e importância do local para o produtor rural mineiro”, destacou.

Dentre outras ações, o secretário de Fazenda destacou, também, os procedimentos estaduais que estão sendo realizados para convalidar os benefícios fiscais que o Estado confere, hoje, a setores do agronegócio mineiro para que o setor mantenha a competitividade em relação aos outros estados.

Durante a solenidade, foi realizado o descerramento da placa comemorativa dos 80 anos do Parque. O produtor rural, André Aparecido de Oliveira, recebeu a homenagem do Governo do Estado pelo trabalho realizado como produtor e sua presença assídua nos eventos realizados no local.

O evento também celebrou os 80 anos do primeiro registro genealógico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizado no Parque da Gameleira. Para comemorar o marco foi realizado o registro definitivo da ABCZ numa novilha da raça Brahman.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício Amarildo Kalil, a exposição estadual é um evento tradicional, mas que vem se reinventando nos últimos anos.

“O trabalho do Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa e das instituições que fazem parte do sistema (Emater-MG, Epamig e IMA), tem sido mostrar as grandes cadeias produtivas, mas também dar visibilidade à produção da agroindústria artesanal de pequeno porte. Nesta edição, temos vários segmentos representados, mostrando a diversidade do setor, além de um circuito de eventos técnicos com mais de 20 palestras e cursos”, afirma.

O diretor secretário da Faemg, Rodrigo Alvim, ressaltou o apoio que o Governo de Minas Gerais tem  dado ao setor, ajudando no seu desenvolvimento para que Minas continue como estado grande exportador de alimentos. Ele citou a criação do Fundo de Defesa Agropecuária (Fundesa), criado pelo Governo do Estado recentemente para dar suporte às ações de defesa e emergências sanitárias em Minas Gerais.

Também Participaram da solenidade o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio Magalhães, o presidente da Epamig, Rui Verneque, o diretor secretário do Sistema Faemg, Rodrigo Alvim, o presidente da ABCZ, Arnaldo Machado, além de outras autoridades do Governo e produtores rurais.

Atrações

A feira traz programação diversificada para os visitantes, além dos tradicionais julgamentos de raças e leilões. Nos galpões temáticos (agroindústria, piscicultura, floricultura e meio ambiente) os visitantes poderão adquirir produtos certificados da agroindústria de pequeno porte; participar de minicursos de flores; conhecer o universo colorido dos peixes ornamentais e de corte e aprender sobre as etapas do processo de fabricação do algodão, da cachaça e de produtos derivados da apicultura. A programação dos galpões temáticos começa nesta quarta-feira (22/5).

A exposição traz, ainda, atrações consagradas no gosto dos visitantes como a minifazenda, espaço lúdico e de interação, onde o público, especialmente o infantil, pode interagir com os pequenos animais e diversos cursos e palestras técnicas. Toda a programação da exposição está disponível no site www.exposicaoagropecuariamg.com.br.

A exposição é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Seapa e do IMA, juntamente com a Emater-MG,  Epamig e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

58ª Exposição Estadual Agropecuária
Data: até 27 de maio de 2018 (domingo)
Horário: 8h às 21h
Local: Parque de Exposição da Gameleira – Avenida Amazonas, 6.020, Belo Horizonte (MG)