Governo de Minas participará de encontro nacional de laboratórios de inovação

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Laboratório mineiro se apresentará em painel sobre Inovação e Experiência do Usuário promovido pelo Poder Judiciário

O LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas – participará, na próxima quinta-feira (10/6), do 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), o laboratório fará uma apresentação no painel “Inovação e UX (do inglês User Experience)”, ao lado de outros especialistas no tema.

A participação do LAB.mg no encontro demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado em Minas Gerais. Em maio deste ano, o laboratório lançou o livro digital “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”, que aborda a implementação da temática no contexto das políticas públicas desenvolvidas no Estado, as metodologias que podem ser seguidas e casos de sucesso já observados pelo Governo de Minas.

Para a diretora Central de Inovação da Ação Governamental e coordenadora do LAB.mg pela Seplag, Gabriela Martins, a presença do LAB.mg no evento será importante para disseminar o que vem sendo feito pela gestão mineira e para se atualizar sobre o que os outros atores de inovação estão fazendo em todo o Brasil.

"Laboratórios de Inovação, não só no Judiciário, mas em todos os poderes, são importantes, pois nascem da necessidade de utilização de ferramentas e métodos para resolução de problemas complexos, rompendo com a lógica tradicional de soluções implementada no serviço público, proporcionando entregas mais rápidas”, diz Gabriela, que será a representante do LAB.mg no encontro nacional.

A diretora acrescenta que a aproximação com os usuários dos serviços, além de solucionar contratempos, é relevante para a construção de políticas públicas mais aderentes às necessidades dos cidadãos. “Há uma importante premissa entre os laboratórios de inovação que é aproximar os usuários dos serviços, o que permite que os projetos desenvolvidos considerem as necessidades e dificuldades destes usuários para a construção de soluções mais alinhadas à realidade”.

Encontro

O 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, que acontece de 7 a 11/6 de maneira on-line, é realizado pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Tribunal Regional Federal da 3ᵃ Região, pela Justiça Federal Seção Judiciária de São Paulo e pelo Judiciário Exponencial. 

Nos cinco dias de evento, serão abordados temas como: Laboratórios e Inovação Tecnológica, Judiciário 5.0, Validação Ético-Jurídica de modelos de IA pelos Laboratórios de Inovação, Inovação aberta e contratação pública, Laboratórios e Centros de Inteligência, Experiência do Usuário, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Dados, Futuro da tecnologia. Para saber mais, clique aqui.
 

Tags