Sandro Dias participará da Academia do Esporte

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

  Inauguração do projeto Academia do Esporte, no Minas Shopping, terá presença de Sandro Dias

Iniciativa viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte abre oportunidade para 4.500 jovens na região metropolitana

 

Quem for ao Minas Shopping a partir deste fim de semana, terá uma surpresa ao passar pelo G2 (estacionamento que fica ao lado da Riachuelo). A partir deste sábado (8), de 11h às 21h, começa a ser executado, no local, a primeira das três etapas do projeto Academia do Skate da Associação Natividade Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer.

O projeto itinerante passará por três shoppings – em Belo Horizonte e Contagem – atendendo cerca de 1.500 jovens, com idade entre 7 e 17 anos, por local. Após o Minas Shopping, a estrutura segue para o Itaú Power Shopping (Contagem), onde ficará entre os dias 5 e 27 de agosto. Por fim, o Shopping Del Rey (Belo Horizonte) receberá as atividades, de 31 de agosto a 23 de setembro. As inscrições podem ser feitas no portal da Associação: www.natividade.esp.br, ou, pessoalmente nos dias e locais onde as atividades serão realizadas. 

Apesar de iniciar as atividades um dia antes, a cerimônia oficial de abertura do projeto acontecerá no domingo (9), com direito a presença de ninguém menos que Sandro Dias, o Mineirinho. Hexacampeão mundial e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006), o atleta fará uma apresentação na pista e depois dará uma mini clínica para os participantes que estiveram inscritos. Após este momento, Sandro atenderá o público presente – os interessados devem retirar uma senha na loja da Riachuelo.

“Nossa ideia é começar com o pé direito. Organizamos tudo para que o projeto seja um sucesso tanto de público, quanto de participação. E a vinda de um ícone como o Mineirinho servirá para abrilhantar tudo isso. Esperamos que toda a comunidade que curte skate esteja lá para acompanhar não só a presença do Sandro como também que levem seus filhos para participar”, aposta o coordenador da iniciativa, Marcelo Sena.

Viabilizado pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, a Associação Natividade captou para a execução do projeto R$ 299.641,75 oriundos da dedução fiscal do Governo de Minas Gerais junto à Riachuelo – rede nacional de lojas de departamento.

“Acho fundamental o mecanismo, sem ele com certeza o projeto não estaria em prática. É uma forma de garantia de direitos e de dar oportunidade a quem não tem acesso à prática do skate, que não está inserido nas escolas”, avalia o presidente da instituição responsável pelo projeto, Rafael Diniz.

Além disso, por meio de outro projeto aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte uma segunda etapa do projeto será realizada em outras cidades do estado - Montes Claros, Pouso Alegre, Ipatinga e Uberlândia. O apoiador da iniciativa também será a Riachuelo com a destinação de R$ 298.984,38.

Incluído no programa dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio (Japão), o Skate é a modalidade mais famosas dos esportes considerados radicais. Segundo pesquisa de 2015 da Datafolha, encomendada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), 8,5 milhões de brasileiros usam skate. E somente em Belo Horizonte, aproximadamente 150 mil pessoas são adeptas do shape com rodinhas.

Para incentivar a prática da modalidade a SEESP incluiu o skate, em caráter demonstrativo, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A competição, organizada pela SEESP, teve recorde de 830 municípios inscritos na edição de 2017. Isso significa que jovens de escolas de todo o território mineiro poderão ser sensibilizadas quanto à prática do skate.

“Precisamos sensibilizar os mineiros quanto à prática de diferentes modalidades. Dessa forma será possível que cada vez mais pessoas adotem uma modalidade como prática recreativa e colha os frutos na melhora da qualidade de vida. Essa estratégia também instiga o surgimento de novos talentos esportivos que irão representar o nosso estado em competições nacionais e até mesmo internacionais”, relata o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi.
 

Tags