Estado terá central para compras compartilhadas no próximo ano

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Imagem removida.

Superintendentes, chefes de gabinetes e servidores de diversos órgãos do Governo de Minas participaram, nesta terça-feira (28/1), da cerimônia de apresentação do Centro de Compras Compartilhadas (CCC). Intersetorial, o projeto, que visa otimizar os processos de compras públicas e, dessa maneira, garantir economia aos cofres públicos, será totalmente implantado no próximo ano. A solenidade aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

O secretário Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, esteve presente no encontro e reforçou que o CCC, que está em fase de implantação, corrobora com as diretrizes estratégicas estabelecidas pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) de 2019 a 2030, que determinou a potencialização da abrangência e eficácia dos serviços compartilhados, com intuito de dar transparência e alavancar tecnologias digitais.

"Centralização de compras é algo que existe no mundo inteiro. Seja na iniciativa privada, seja em órgãos públicos. Se vejo todo mundo marchando em uma direção, me pergunto se marchar na direção contrária faz sentido", realçou o secretário. Em 2019, foram realizados 6.977 processos de compras pelo Estado, o que resultou em um esforço de compras na ordem de R$ 6,6 bilhões. "Esse é um projeto importante, não só para o Governo, mas para o povo de Minas Gerais", completou.

Dessa maneira, a expectativa do subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Rodrigo Matias, é de que a partir do próximo ano o CCC atenda, de forma efetiva, as demandas de compras dos órgãos. "Esperamos que nesse processamento nós consigamos imprimir qualidade, tempo e adquirir preço justo, além de ter uma aproximação mais densa com mercado", afirmou o subsecretário. 

"Nossa perspectiva é que tenhamos possibilidade de nos estabelecermos como uma central de compras com condições de prestar serviços a municípios e demais entes e órgãos federais. Temos qualidade para isso", destacou Rodrigo Matias.

Projeto é necessário

Compras públicas são a 2ª maior fonte de gastos dos governos, de forma geral. Foi o que apontou a secretária-adjunta Luísa Barreto, lembrando que os custos só ficam atrás das despesas de pessoal. “O Centro de Compras Compartilhadas não foca só na redução de gastos, mas também na eficiência em prestação de serviços à população. Melhores contas significam melhores atendimentos nos hospitais, nas delegacias. Com boas compras, conseguimos atender melhor", classificou Luísa.

Quem também reforçou o trabalho conjunto foi o tenente-coronel da Polícia Militar e assessor designado pelo Comando Geral da PM para liderar a equipe militar que compõe o CCC, Alex Rodrigues. Segundo ele, a corporação está imersa no processo. "Compondo o Centro de Compras Compartilhadas, iremos contribuir de forma ímpar, singular, para que tenhamos eficiência na execução e na implantação do centro", garantiu.

Reforço

Com o propósito de unificar o processo, uma equipe com servidores de diversos órgãos foi montada. Cederam profissionais a Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), além da Polícia Militar.