Projeto CCC promove terceiro webinário com servidores e agentes públicos envolvidos nos processos de compras do Estado

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Objetivo é dialogar com órgãos e entidades sobre processos de trabalho da futura unidade centralizadora de compras

A equipe do Projeto Centro de Compras Compartilhadas (CCC), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou, nesta quinta-feira (25/2), o terceiro webinário com servidores e agentes públicos envolvidos nos processos de compras do Estado. O evento on-line, realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), buscou promover um diálogo com os órgãos e entidades estaduais sobre os processos de trabalho da futura unidade central de compras públicas.

O objetivo, com o Projeto CCC, é centralizar mais de 5 mil processos realizados pelas unidades de compras dos 44 órgãos e entidades estaduais localizadas em Belo Horizonte, gerando economia e eficiência para os serviços prestados pelo Governo de Minas. A realização dos webinários, segundo o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Ferreira Matias, é um momento para construção e refinamento do desenho da futura unidade centralizadora e dos principais serviços que serão prestados aos órgãos e entidades. 

De acordo com o subsecretário, o objetivo é permanecer trazendo diálogo e transparência ao processo de desenvolvimento do Projeto CCC. “Apresentamos o que está sendo realizado e a expectativa do que está por vir, além de promover uma rica troca de experiências e informações entre as áreas envolvidas nos processos”, destaca.  

Jornada de Processos

A etapa atual do Projeto CCC é de refinamento de fluxos dos processos dos principais serviços que serão prestados pela unidade, ou seja, como será a divisão de atividades entre todos os atores envolvidos no processo de compra pública e de gestão de atas e contratos.

De acordo com Tayla Batista de Araújo, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental que atua no Projeto CCC, foi criada a lógica da Jornada dos Processos, para facilitar a troca de informações entre a equipe do Projeto e os agentes de compras sobre processos de compras públicas. 

“Serão disponibilizados, a cada semana do mês de março, um conjunto de vídeos explicativos, imagens dos fluxos de processo e formulários para avaliação e contribuição dos órgãos e entidades, estimulando o debate interno nas instituições e a identificação de pontos positivos e boas práticas atuais, pontos negativos e sugestões de melhoria, além de especificidades nas rotinas de cada um”, explica Tayla.

A importância desta etapa e da forma como será conduzida foi reforçada pela diretora Central de Projetos em Logística e Patrimônio e uma das coordenadoras do Projeto CCC, Michele Mie Rocha Kinoshita. “Fizemos os materiais esperando levar o máximo de conteúdo, de forma simples e clara, para os órgãos e entidades, e estimulamos que a análise seja feita em discussões internas nas respectivas equipes, pois assim teremos mais riqueza e variedade nas observações”, afirma.

A superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Ana Luiza Camargo Hirle, destaca a relevância da iniciativa para o Estado. “A disponibilização de materiais que oferecem suporte no entendimento das etapas dos processos de compras públicas, dos agentes envolvidos e dos documentos e sistemas utilizados é uma demanda comum dos órgãos e entidades para nós da área central. Esse trabalho que estamos lançando vai permitir o acesso a esses conteúdos com riqueza de informações, ajudando os servidores e nos permitindo ter processos mais ágeis e eficientes”, completa.

Banco de Talentos

Durante o webinário, foi apresentado o resultado do Banco de Talentos em Compras Públicas, iniciativa lançada pela Seplag em outubro do ano passado para identificar os interesses, experiências e a trajetória profissional da força de trabalho em compras públicas do Estado. 

Dos 900 agentes que responderam o formulário, 700 têm atuação direta em compras públicas e, em sua maioria, mais de cinco anos de atuação na temática. “É um número expressivo e reforça o nosso potencial de troca de conhecimento para a melhoria das compras públicas no Estado”, afirma a também coordenadora do Projeto CCC, Virgínia Bracarense Lopes. Outros potenciais respondentes identificados serão contatados, por meio dos pontos focais dos órgãos e entidades, para a segunda fase de preenchimento. 

Próximas etapas

Outras interações entre a equipe do Projeto CCC e os órgãos e entidades já estão previstas. Uma delas, como destaca Virginia Bracarense Lopes, é a devolutiva sobre a análise dos materiais e serviços que serão centralizados na futura unidade e sobre estruturação e divulgação de iniciativas de capacitação e qualificação dos servidores em compras públicas.

Para manter o compromisso de transparência e diálogo, foram instituídos canais por meio do Telegram e Whatsapp para comunicação entre a equipe do Projeto e os pontos focais de cada órgão/entidade. Para participar, basta solicitar a inclusão no Fale Conosco do Projeto.

Acompanhe todas as informações sobre o Projeto CCC na página da Seplag. Os vídeos de todos os eventos realizados pela equipe do Projeto CCC estão disponíveis no canal do Youtube da Fundação João Pinheiro.