Comunidade promove aula sobre inovação na gestão pública

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Comunidade de Simplificação promove aula sobre inovação na gestão pública

 

A frente de Fomento à Inovação da Comunidade de Simplificação promoveu, no dia 15 de março, uma aula teórico-prática sobre Inovação na Gestão Pública para alunos da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). A atividade foi realizada em parceria com o professor e gerente de Extensão e Relações Institucionais da FJP, Mauro César da Silveira. 

A aula teórica foi baseada na abordagem Design Thinking, método que busca gerar soluções colaborativas para desafios complexos com foco no usuário. Como prática, os alunos exercitaram a estruturação de desafios públicos, o mapeamento de atores relevantes, a empatia com público-alvo e a geração de propostas para os impasses identificados. 

Em uma das atividades, chamada de “Mapa de Atores”, foi proposto que os estudantes buscassem, coletivamente, soluções inovadoras para questões que envolvem os serviços públicos, levando em consideração as necessidades da população, a condição financeira, social, de acesso à tecnologia, entre outros aspectos.

“A aula contribuiu para ampliar a compreensão dos alunos em torno do tema da Inovação no Setor Público, bem como para estimular o comportamento colaborativo e o exercício da empatia, aspectos cada vez mais relevantes para o desenvolvimento de projetos inovadores” afirma a diretora Central de Articulação e Apoio a Projetos Inovadores da Seplag, Cíntia Santana.

Tags