Emater otimiza processo de Gestão de Compras

Emater otimiza processo de Gestão de Compras

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) vai implantar um novo modelo de gestão de compras na empresa para dar mais agilidade e eficiência ao processo. O projeto é desenvolvido em parceria com a Comunidade de Simplificação, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e busca a padronização do trâmite dos processos, a revisão dos níveis de competência para assinatura e a melhoria da segurança jurídica.

Os servidores envolvidos no projeto identificaram os pontos críticos coletando informações dos executores do processo na Unidade Central da Emater, por meio de entrevistas e workshops, e dos executores do processo nas Unidades Regionais da empresa, por meio de questionário online respondido por 28 dentre as 36 regionais.

A principal proposta para melhoria foi a sugestão de implantação do Sei!MG (Sistema Eletrônico de Informações) nas unidades central e regionais, reduzindo o prazo de execução do processo e a quantidade de papel utilizado. Além disso, o novo modelo busca adequar o processo à Lei 13.303/2016, que aborda, entre outros aspectos, os processos licitatórios em empresas públicas.

Em reunião gerencial com os gerentes e coordenadores das Unidades Regionais da Emater, no dia 6 de março, a equipe da Comunidade de Simplificação apresentou o diagnóstico da situação atual do processo de compras e a proposta de novo modelo para o processo. Essa proposta foi validada pela alta gestão da empresa, dando início à fase de implantação do novo modelo.

Como primeira etapa da implantação, a equipe da Comunidade de Simplificação apresentou para os executores dos processos de compras nas Unidades Regionais da Emater, no dia 20 de março, como será o novo modelo nas modalidades “Compra Direta” e “Cotação Eletrônica de Preços – COTEP”. A proposta do novo processo considera as melhorias sugeridas e trata os pontos críticos identificados pelos servidores da Emater. Além disso, a Superintendência Central de Governança Eletrônica ministrou um treinamento sobre o SEI e a Subsecretaria de Gestão Logística capacitou os presentes para utilização do Portal de Compras, tornando-os aptos a executarem os novos processos.

Os trabalhos da Comunidade de Simplificação continuam até que todas as modalidades redesenhadas sejam implantadas na Unidade Central e nas Regionais da Emater.