LAB.mg conclui capacitação sobre ciências comportamentais e políticas públicas em parceria com a Universidade Federal de Viçosa

Submitted by 08965764696 on

Foram 60 alunos inscritos e cinco aulas ministradas virtualmente em parceria com a Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno de Economia e Comportamento (LANP), da UFV

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg –, concluiu, nesta quarta-feira (17/3), o treinamento promovido em parceria com a Liga Acadêmica Newton Paulo Bueno de Economia e Comportamento (LANP), da Universidade Federal de Viçosa, sobre ciências comportamentais e políticas públicas. Foram cinco encontros semanais, realizados virtualmente nos meses de fevereiro e março deste ano, que contaram com a participação de 60 inscritos – o total de vagas disponibilizadas –, entre servidores estaduais, de prefeituras, estudantes, entre outros.

O LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), tem como objetivo realizar projetos inovadores que contribuem para a resolução de desafios públicos, simplificando processos de trabalho e promovendo entregas de qualidade, tendo como foco a experiência do usuário.

“O treinamento faz parte da estratégia do LAB.mg de avançar na temática das ciências comportamentais, que tem recebido cada vez mais destaque, inclusive no âmbito do setor público, e inseri-la na nossa agenda. A proposta é que, após o curso, os participantes sejam capazes de compreender os principais conceitos do campo da Economia Comportamental e as implicações no processo de formulação e implementação de políticas públicas”, afirma a diretora Central de Inovação da Ação Governamental e responsável pelo LAB.mg na Seplag, Gabriela Brandão.

As aulas foram ministradas por membros da LANP graduandos em Ciências Econômicas pela UFV. Eles apresentaram diversos conceitos como estruturação de processos decisórios, paternalismo libertário, arquitetura de escolha, emprego de instrumentos comportamentais, racionalidade limitada, processos mentais relacionados à escassez, teoria dos prospectos, entre outros.

A aula de conclusão do curso contou com a participação de Antônio Claret, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que complementou o conteúdo teórico e apresentou o SIMPLESMENTE, uma ferramenta elaborada no laboratório de inovação em governo da Enap – GNova –, com o intuito de propiciar a incorporação de insights comportamentais ao desenho e à implementação de políticas públicas.

“Com a conclusão da primeira turma do treinamento e com o webinário sobre insights comportamentais no setor público realizado pelo LAB.mg em janeiro deste ano (link da matéria), a ideia é que o laboratório caminhe na direção de agregar a aplicação desses insights em seu portfólio de projetos”, completa Gabriela Brandão.

Devido à alta demanda pelo curso, que tem mais de 50 interessados em lista de espera, o LAB.mg estuda a possibilidade de promover novas parcerias com a Lanp para a abertura de novas turmas futuras.

LAB.mg

O LAB.mg, coordenado pela Seplag e pela Fundação João Pinheiro, realiza projetos e ações de disseminação da inovação para várias instituições do Estado e, também, para servidores e alunos, por meio de cursos e eventos para compartilhamento de metodologias e experiências. Desde 2019, já foram alcançadas mais de mil participações em cursos, oficinas e treinamentos.