Você está aqui:

Notícias

Seap entrega Selo Resgata do Depen para empresas mineiras

Seap entrega Selo Resgata do Depen para empresas mineiras que dão oportunidade de trabalho a detentos

A Seap comemora as 430 parcerias de trabalho firmadas com empresas dos mais diversos ramos de atuação. À frente no cenário nacional, o sistema prisional mineiro comemora a concessão do Selo Resgata a 31 empresas

 

Empresários e instituições parceiras do sistema prisional mineiro se reuniram, nesta terça-feira (26/6), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para receber o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Selo Resgata).

O evento realizado pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), por meio da Subsecretaria de Humanização do Atendimento, homenageou as 31 empresas privadas e intuições públicas mineiras que foram contempladas pela concessão do 1º ciclo de entrega da certificação oferecida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Na oportunidade a Seap também homenageou o corpo diretivo, agentes penitenciários e técnicos das unidades prisionais pelo empenho diário em acreditar no processo de ressocialização do indivíduo que cumpre pena. Um exemplo de que é possível ressocializar dentro do ambiente prisional se deu logo na abertura do evento, quando o grupo Quarteto de Kordas, formado por custodiados que cumprem pena no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, apresentou uma versão instrumental do hino nacional e posteriormente a canção "Por uma Cabeza", de Carlos Gardel.

Das 31 empresas que conquistaram o direito de usar o selo em todo o estado, 12 estiveram presentes na cerimônia desta terça-feira. O empresário Rodrigo Lima Braga está com sua fábrica de peças em gesso instalada dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, há dez anos. Ele foi um dos agraciados com o Resgata e na oportunidade falou sobre a sua experiência em ser parceiro do sistema prisional há uma década.

“Tenho funcionários dentro do sistema prisional e egressos atuando na minha outra unidade que fica fora do complexo. Tenho orgulho desta longa parceria e acredito no trabalho dos custodiados. Sou muito grato à Seap e ao trabalho de cada um que me permite atuar dentro do sistema prisional”, disse Braga.

A prefeitura do município de Três Pontas também é parceira da Seap. O prefeito Marcelo Chaves Garcia estava presente na solenidade e comemorou a renovação do termo de parceria com o sistema prisional, assinado ainda na manhã desta terça-feira. No município, detentos do Presídio de Três Pontas trabalham na manutenção do espaço público e manejo ambiental contra a dengue. Ao todo, sete presos do semiaberto trabalham para a prefeitura na limpeza da cidade.

O secretário de Estado de Administração Prisional, Sérgio Barboza Menezes, o secretário adjunto da pasta, Marcelo José Gonçalves da Costa, e a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Eunilce Alcaraz Castilho se revezaram na entrega dos selos. Eles também dividiram a entrega dos certificados que homenagearam o trabalho de todos os servidores das unidades prisionais que são importantes para que as parcerias sejam construídas e, acima de tudo, frutíferas.Seap entrega Selo Resgata do Depen para empresas mineiras que dão oportunidade de trabalho a detentos

Na ocasião, Sérgio Menezes, que está à frente da pasta há quatro meses, destacou a importância de cada servidor para que Minas Gerais seja referência em todo o país no que diz respeito ao processo de ressocialização do indivíduo em cumprimento de pena.

“Só somos referência porque cada servidor na sua atuação diária se empenha para colocar o sistema prisional em posição de destaque no País. Temos 430 parcerias de trabalho e hoje, neste evento, vemos o quanto os servidores e todos os empresários que acreditam na ressocialização são importantes para a construção deste cenário”, disse o secretário.

A subsecretária Emília Castilho compactua com a opinião do secretário e, na oportunidade, disse que este foi um dia muito importante para a Subsecretaria de Humanização do Atendimento, pois marca os dois anos de subsecretaria, modelada a partir da criação da Seap enquanto Secretaria de Estado.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje com parceiros e servidores do sistema prisional. Isso mostra que estamos no caminho certo. As parcerias são de extrema importância para fazermos um bom trabalho e garantirmos a humanização do atendimento ao indivíduo privado de liberdade”, pontuou.

 

Sistema Prisional de Minas Gerais 

Minas Gerais está em destaque no cenário nacional na oferta de oportunidade de trabalho para pessoas em cumprimento de pena. Em 2015 o Estado contabilizava 12.576 presos trabalhando. Em 2018 a Seap comemora 18.583 pessoas que cumprem pena exercendo atividades laborais nas mais diversas áreas. Nos últimos três anos o aumento foi de 47% em oportunidades ofertadas. Aqui, 1 a cada 3 presos trabalha.

 

Selo Resgata

O selo foi criado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, com o objetivo de incentivar a responsabilidade social das empresas e órgãos públicos que contratam pessoas privadas de liberdade, cumpridores de alternativas penais e egressos do sistema prisional.
 

Notícias relacionadas

Governador destaca ações do Estado para a economia durante o Conexão Empresarial, em Tiradentes
12/06/2017

O governador de Minas, Fernando Pimentel, participou nesta sexta-feira (9/6) do Conexão Empresarial, em Tiradentes, quando destacou ações recentes do governo estadual para incentivar a economia mineira, além de medidas que já resultaram em melhorias na prestação de serviços como segurança e saúde.

GOVERNO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DE SERVIDORES
01/08/2017

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (31/07) o novo calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para os próximos dois meses. As datas de pagamento em agosto são: 11, 23 e 30. Em setembro os servidores receberão nos dias 13, 21 e 27.

Fórum reúne gestores estaduais de Relações Internacionais pela primeira vez em Minas Gerais
31/08/2017

Realizado em dois dias (29 e 30/8), o Fórum RI 27 ocorreu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. No primeiro momento, a principal atividade foi o lavramento do regimento interno do Fórum, momento considerado histórico pelo presidente e demais participantes.