Sei!MG já tem 1 milhão de documentos

O Governo do Estado economizou R$ 3,8 milhões com itens relacionados à impressão de documentos – papel, impressora, cartucho, carimbo, pasta, capa de processo, etc – de janeiro a maio de 2018 em relação à média de 2014 a 2017. Os dados são do Sistema Integrado de Administração de Materiais (Siad) e representam 47% do valor gasto anteriormente.

Um dos motivos para essa economia é a implantação do Sei!MG, sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que alcançou nesta terça-feira (3/7) a marca de 1 milhão de documentos eletrônicos em sua base de dados. A média diária de produção é de 6.600 documentos. Do total de 1 milhão, 49% foram produzidos no próprio Sei!MG e 51% foram digitalizados.  Hoje, 11 meses após a implantação no Estado, 60 órgãos e entidades da administração estadual usam a plataforma.

“Sabemos que uma mudança de cultura é necessária e que, ás vezes, isso leva tempo, mas o importante é que isto já está ocorrendo em todo o Estado. Chegar à marca de 1 milhão de documentos no Sei!MG é muito importante”, comemora o Diretor Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Fabrício de Barros Salum.

Sobre o Sei!MG

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) (http://www.planejamento.gov.br/pensei). Devido a suas características inovadoras e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

Informações adicionais sobre o SEI!MG podem ser acessados pelo link: www.planejamento.mg.gov.br/sei