Comunidade de Simplificação para fomentar a modernização

Seplag lança Comunidade de Simplificação para fomentar a inovação e a modernização na gestão pública de Minas Gerais

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) lança, no próximo dia 29, no auditório JK, a Comunidade de Simplificação, projeto que busca inovar e modernizar a gestão pública. O objetivo é contribuir para simplificar o funcionamento da administração estadual, reduzindo a burocracia, agilizando e melhorando a qualidade do atendimento aos cidadãos e otimizando os recursos disponíveis.

Segundo o Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão, César Lima, “a Comunidade da Simplificação visa a contribuir para a desburocratização dos órgãos e entidades do Governo, gerando impactos diretos e indiretos na vida do cidadão. Por meio de iniciativas e mudanças relativamente simples e sem grandes custos adicionais, é possível repensar nossa forma de trabalhar e gerar mudanças significativas”.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas na Comunidade estão espaços presenciais e virtuais para a troca de experiências, fóruns de discussão, disponibilização de conteúdos e o desenvolvimento de ações e capacitações em temas diversos que possam contribuir para o desenvolvimento das iniciativas.

O encontro com boas ideias, conhecimento e casos de sucesso e até com os que não deram certo podem ajudar a iniciar projetos inovadores e trazer bons resultados para a administração pública estadual. “Espera-se que esse conjunto de ações favoreça a articulação entre instituições, a inovação, as parcerias e o desenvolvimento de novos projetos”, reforça o secretário-adjunto.

Os resultados esperados com a Comunidade de Simplificação são:

• Maior integração e colaboração entre órgãos para implementação das iniciativas de simplificação, modernização e inovação;
  • Aumento da capacidade dos órgãos e entidades de implementar iniciativas de simplificação, aprimorando seu funcionamento interno e a qualidade de sua interação com o cidadão;
  • Fomento à gestão e ao aprimoramento dos processos organizacionais;
  • Propiciar melhoria dos serviços públicos e demais entregas realizadas pelo Governo.

13:30 – Credenciamento

14:00 – Abertura do Evento

14:15 – Apresentação da Comunidade de Simplificação

14:30 – Mesa Redonda: Oportunidades de Simplificação e Inovação no Governo de Minas Gerais – Mediação: Jornalista André Vasconcelos

• Helvécio Magalhães (Secretário SEPLAG)
  • Mariah Brochado (Secretária Adjunta da SECCRI)
  • Dagmar Dutra (Subsecretária de Gestão Logística e Patrimônio)

Convidado: André Macieira - Mestre em Engenharia de Produção pela COPE-UFRJ; Atuou como professor de gestão estratégica, gestão de riscos e gestão de processos em cursos de pós-graduação no Rio de Janeiro e São Paulo; e é organizador do Seminário Internacional de BPM (Gestão de Processos de Negócio).

15:30 – Lançamento Chamada Fapemig/Prodemge 01/2017 – Desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para instituições da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais.

16:00 – Encerramento.

Clique no link a seguir para realizar sua inscrição: https://goo.gl/WZo6vT