Governo de Minas realiza série de webinários sobre a participação de micro e pequenas empresas nas licitações do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Evento desenvolvido pela Seplag, Sede e Sebrae Minas visa orientar e incentivar a participação de mais empresários nos processos de licitação

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com o Sebrae Minas, deu início à série de eventos virtuais “Central de Compras Governamentais de MG – Como participar das licitações do Estado?”, para instruir e fomentar a participação de empreendedores nos processos. 

Nos dias 27 e 28 de julho, foram realizados os primeiros webinários da série e os próximos eventos serão nos dias 3 e 4 de agosto, abordando os conceitos para o processo de licitação e compras públicas no Estado. As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público no Sympla. Clique aqui para acessar o link.  

Na abertura do evento (27/7), participaram a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o superintendente diretor do Sebrae Minas, Afonso Rocha. 

“Essa capacitação tem como grande missão permitir que, cada vez mais, as micro e pequenas empresas acessem esse mercado de compras governamentais. É um volume expressivo de recursos e sabemos que, quando distribuído de forma igualitária entre diversas empresas, promove ainda mais desenvolvimento para o Estado”, ressaltou Luísa Barreto. 

O secretário Fernando Passalio destacou o lançamento do Painel de Contratações do Estado com Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), iniciativa que realizará o monitoramento do volume de recursos direcionados para contratações. “O Painel é um avanço no Governo de Minas e é muito importante essa conscientização para que consigamos, cada vez mais, que micro e pequenas empresas participem da pauta de aquisições do Poder Público”. 

A relevância da realização do evento também pautou a fala de abertura de Afonso Rocha, do Sebrae Minas. “O Governo almeja fornecedores que tenham produtos e serviços de qualidade e que atendam aos requisitos do processo de contratação, afinal está se estabelecendo uma relação comercial. É nosso papel incentivar, capacitar e nos colocarmos à disposição para que as micro e pequenas empresas entrem nesse mundo de compras públicas”. 

Diálogo com empresas

Já no segundo dia (28/7), foi discutido o diálogo com as empresas e a apresentação do Painel de Contratações do Estado. Participaram o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag, Rodrigo Matias, o subsecretario de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, e o gerente de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão. 

“Essa é uma oportunidade para explicar como o poder público irá aplicar o Painel de Contratações e como as micro e pequenas empresas poderão alavancar seus negócios sabendo utilizá-lo”, afirmou Douglas Cabido. 

De acordo com Felipe Brandão, o mercado de compras públicas estaduais em Minas Gerais foi de R$ 3,7 bilhões em 2020. “Entretanto, a participação dos micros e pequenos negócios ainda é muito tímida e existe um espaço potencial para esse crescimento. O Sebrae articula com o Governo essa capacitação para que os empresários consigam atender satisfatoriamente os critérios do Estado”, completou.

Para acessar as informações sobre o monitoramento das Compras Públicas do Governo do Estado, clique aqui.  

Capacitação e oportunidade

O subsecretário do CSC, Rodrigo Matias, destacou a importância da participação dos empreendedores no evento. “Estamos apresentando um Painel bem definido com o comportamento padrão de compras do Estado. Se o que está descrito é o segmento de uma micro ou pequena empresa que ainda não participa das licitações, ela pode estar perdendo uma grande oportunidade”. 

Para assistir os webinários realizados, acesse o canal do Youtube da Seplag. Os próximos eventos serão transmitidos ao vivo, às 18h, por esse mesmo canal.  
 

Tags