Nosso dia a dia na Seplag-MG – projeto Valores e Práticas é apresentado a servidores da secretaria

Cultura organizacional do Governo do Estado, hábitos e comportamentos que podem ser reforçados para aprimorar trabalho e resultados foram assuntos em webinário nesta quinta, 11/11

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-Mg), apresentou na tarde da última quinta-feira (11/11), aos servidores da pasta, o projeto Valores e Práticas do Governo de Minas no webinário “Jeito de Ser e Fazer – Nosso dia a dia da Seplag”.

O evento teve como objetivo abordar a cultura organizacional do Governo de Minas e o Mapa Estratégico da Seplag, a prática profissional do dia a dia e reflexões de melhoria para as entregas e relações.  Para assistir o webinário na íntegra clique aqui.

“Se hoje somos um Estado que tem entregado muita coisa e proporcionado boas notícias para Minas e os mineiros, muito disso vem do trabalho desenvolvido pela Seplag”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que assinalou a relevância das tarefas desenvolvidas por cada um dos servidores nos serviços prestados aos usuários finais, os cidadãos mineiros.

Ela ressaltou ainda a importância da atuação do servidor, na Seplag e no Governo de Minas, como um retrato do que o cidadão espera de entrega e melhoria no serviço público e o que demanda a necessidade permanente de aprimoramento. “Essa reflexão é muito importante, pois como servidores, somos parte dessa mudança. É uma questão de cultura organizacional, comportamento coletivo, como cada um contribui para fortalecer o nosso Estado”, considerou.

A ação faz parte do Valores e Práticas, projeto de Estado que tem como objetivo implementar um processo de gestão da Cultura Organizacional.  O projeto apresenta  direcionadores da cultura do Governo de Minas, o chamado “Nosso Jeito de Ser e Fazer”, que são definições de macrocomportamentos de uma cultura com foco em resultados.

Os direcionadores foram detalhados pela secretária, no evento, de forma conectada com as entregas e com o planejamento das ações da Seplag-MG e também em um vídeo sobre o projeto, produzido pela consultoria Betânia Tanure Associados (BTA), parceira técnica do Estado no desenvolvimento do projeto. Nele é possível identificar, no âmbito do Governo de Minas, o que “nós fazemos” e o que “nós não fazemos”, como servidores, para essa evolução organizacional, uma vez que a Cultura se dá pela formação de hábitos coletivos.

Alguns dos comportamentos estabelecidos como “nós fazemos” são: combater a corrupção e trabalhar com integridade; agir com ética e de maneira simples e eficiente; atuar com proatividade e responsabilidade; colaborar e fortalecer a integração; e dar exemplo como servidor público.

Por outro lado, estão entre os “não fazemos”: colocar interesses pessoais e de grupos acima do coletivo; acomodar-se e resistir à mudança; atuar com inércia e morosidade; deixar problemas sem solução; e trabalhar com burocracia desnecessária.

Ação coletiva

A assessora da Superintendência Central de Políticas de Recursos Humanos e mediadora do evento, Raíssa Veloso, destacou a importância da adesão de todos no entendimento e execução das práticas que contribuam para o aprimoramento dessa cultura de forma coletiva. “Ninguém faz nada sozinho, cada parte conta, cada servidor precisa mostrar o seu valor e a que veio”. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

A reflexão sobre a prática do Jeito de Ser e Fazer no dia a dia e como a ação pode ser benéfica para todos foi colocada pelo secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio de Assis. Para o bom desenvolvimento do trabalho e incorporação da cultura, alguns estímulos são importantes, apontou: a importância do contato com o usuário final após a conclusão do trabalho; a compreensão da estratégia da organização como um todo; a relação entre chefia e servidores, especialmente no momento da Avaliação de Desempenho; e o debate sincero e transparente com as respectivas equipes sobre os problemas ou qualquer outro assunto de relevância.

“É importante discutir e conversar no nosso ambiente de trabalho como o nosso Jeito de Ser e Fazer se aplica no nosso dia a dia. Assim, vamos dar um passo importante para estimular as condições e melhorar os resultados do nosso trabalho”, destacou.

Mapa Estratégico Seplag

Durante o evento também foi apresentada a atualização do Mapa Estratégico da Seplag, que tem como objetivo contribuir para que o trabalho desenvolvido pela secretaria ganhe ainda mais eficiência, por meio da identificação de pontos que precisam ser melhorados e otimização das práticas que já vêm possibilitando o alcance de bons resultados.

“Nele são apresentadas as prioridades estabelecidas para que a Seplag possa atingir a sua visão de futuro, a sua missão e os seus valores, dentro das estratégias discutidas com todas as equipes. O Mapa proporciona segurança e tranquilidade na execução dos nossos serviços, dentro de um propósito comum, que é ser referência em políticas públicas”, destacou Luísa Barreto.

Para saber mais sobre o Mapa Estratégico da Seplag, clique aqui.