Programa Transforma Minas encerra mais um ciclo da frente de Desenvolvimento e Desempenho com apresentação de resultados

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

No 4° Encontro de Portfólio, que contou com a participação do governador Romeu Zema, foi apresentado o percurso de desenvolvimento das lideranças do segundo escalão do Estado em 2021

O Programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), encerrou, nesta terça-feira (14/12), mais um ciclo da frente de Desenvolvimento e Desempenho, voltado para as lideranças do segundo escalão do Estado. Durante o 4º Encontro de Portfólio, que contou com a participação do governador Romeu Zema, foi apresentado o percurso de desenvolvimento das 52 lideranças participantes e as ações realizadas com foco na melhoria dos serviços prestados.

O objetivo desta frente do Transforma Minas é não só desenvolver os gestores, mas também acompanhar a evolução profissional de cada um. Para isso, ainda no início de 2021, os participantes construíram o Portfólio de Desenvolvimento, escolhendo uma competência para ser trabalhada ao longo do ano. Outros três Encontros de Portfólio Foram realizados neste ciclo, culminando na apresentação desta terça.

Para o governador Romeu Zema, a avaliação e o acompanhamento dos trabalhos dos gestores e equipes realizados durante o ciclo são fundamentais para o aperfeiçoamento dos gestores e dos serviços prestados.

“Quem só executa, muitas vezes, esquece de avaliar se está no rumo certo. E todos nós aqui, como gestores, precisamos ter a direção correta. Precisamos estar sempre avaliando se o que as pessoas estão fazendo é o melhor. A comunicação e a clareza na gestão são fundamentais para deixar cada um da equipe motivado. Gerir também tem muito a ver com educação, e o papel do gestor é indelegável”, disse.

Também participaram do encontro a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, o presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, além dos parceiros do Estado nas ações e os subsecretários e autoridades de segundo nível do Governo de Minas que fizeram parte do ciclo.

“É um processo para que nos tornemos líderes melhores, e também para que nós, gestores, possamos gerar melhores resultados para a sociedade. Isso é o mais importante. Nosso papel, como servidores, não é só lidar com as burocracias do dia a dia, com a equipe, com as dificuldades diárias, mas trabalhar para a melhoria dos serviços públicos com comprometimento e a missão de servir”, pontuou a secretária Luísa Barreto.

Ciclo de desenvolvimento

O ciclo da frente de Desenvolvimento e Desempenho realizado em 2021 teve a participação de 52 lideranças do segundo escalão do Estado. Os quatro encontros realizados ao longo do ano serviram para apresentar o percurso de desenvolvimento de cada uma delas, as ações executadas, o detalhamento dos aprendizados e novas práticas, e para compartilhar feedbacks entre os gestores.

O acompanhamento é realizado por meio do Sistema de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (SGDD), que verifica ainda o atendimento das entregas pactuadas por cada liderança.

Os gestores foram divididos em grupos e acompanhados por um facilitador e um monitor que tiveram um papel importante nessa jornada. Coube a eles estimular a coesão do grupo para a constante troca de reflexões e experiências durante a apresentação do processo de execução das ações do Plano de Desenvolvimento.

PDL

A Frente de Desenvolvimento e Desempenho do Transforma Minas conta com o Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) para a estruturação das ações formativas. Lançado pela Seplag em novembro de 2019, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento e incremento do desempenho dos gestores estaduais.

Estruturado em módulos e voltado para servidores do segundo nível hierárquico do governo, o PDL busca valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, como orientação para resultados, engajamento e comunicação. O primeiro ciclo do programa, que teve início com 55 lideranças, foi concluído em dezembro de 2020.

Transforma Minas

Reconhecido nacionalmente, o programa Transforma Minas trouxe inovação para a forma de selecionar e desenvolver gestores na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços públicos para os cidadãos mineiros. O programa conta com frentes de atração e seleção, desempenho e desenvolvimento e engajamento.

Em relação à seleção de profissionais, já foram 223 processos realizados e 213 pessoas nomeadas para cargos estratégicos e de liderança nos órgãos e entidades do Executivo mineiro. Os processos seletivos são realizados com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação para o cargo proposto.

Além disso, depois da seleção, os gestores podem passar por ações de desenvolvimento e iniciativas voltadas ao engajamento e acompanhamento do serviço prestado. Com isso, o serviço público ganha mais eficiência, resolutividade e agilidade.