Transforma Minas apresenta resultados do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais

Submitted by 09507003630 on

Iniciativa busca proposição de soluções para os desafios do setor público e melhoria na prestação de serviços aos cidadãos mineiros

O encerramento do primeiro ano de realização do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR), do Transforma Minas, aconteceu nesta terça-feira (7/12) com a presença do governador Romeu Zema, da secretária de Planejamento e Gestão Luísa Barreto e do presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em parceria com a Fundação João Pinheiro, o programa foi implantado a partir da experiência com o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), também do Transforma Minas, voltado a membros do segundo escalão e cargos equivalentes na capital. Além da formação e capacitação contínua de lideranças, o objetivo do PDLR é identificar os desafios dos gestores locais e promover mudanças positivas em todo o Estado por meio da melhoria dos serviços públicos, com mais eficiência e agilidade.

“Os gestores são peças fundamentais para que as nossas regionais de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social façam um bom trabalho em todas as regiões do Estado. Não há um manual do gestor, porque nós estamos lidando com seres humanos e não com máquinas. Cada um tem a sua história e particularidade. O papel do gestor é também estar atento ao que está acontecendo, zelar pela comunicação entre a equipe, ganhar a confiança e ter credibilidade na competência das pessoas. Ninguém consegue fazer nada individualmente, é um trabalho de time”, disse o governador.

Neste primeiro ano, 108 lideranças regionais das Secretarias de Estado de Educação (SEE), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Saúde (SES) e Desenvolvimento Social (Sedese) participaram do PDLR, que tem caráter permanente e irá continuar em 2022 com novas fases. Eles participaram de 4 módulos com nivelamento de conceitos e atividades vivenciais, em que foram trabalhadas as competências elencadas pelo Programa Transforma Minas.

“Este é o fechamento de um ciclo importante, mas o trabalho irá continuar com o desenvolvimento de novos ciclos. Com isso, temos um ganho duplo, porque além do desenvolvimento pessoal dos gestores, que se tornam líderes melhores e mais aptos a lidar com os desafios cotidianos, eles também passam a atuar de forma mais assertiva em busca de melhores resultados nas políticas prestadas aos cidadãos. Portanto, o resultado também é sentido lá na ponta, com mais qualidade no serviço público”, afirmou a secretária Luísa Barreto.

Também estiveram presentes no encontro os secretários da Sedese, Elizabeth Jucá, da SEE, Julia Sant'Anna, da Semad, Marília Melo, e o secretário-adjunto da SES, André Luiz dos Anjos.

Apresentação dos projetos

Ao longo do PDLR, foram construídos 14 projetos de soluções de problemas a partir dos eixos “Gestão de Pessoas”, “Melhorias de Entregas” e “Comunicação e Articulação das Políticas”. A partir de uma banca, foram definidos os cinco melhores trabalhos para apresentação no evento de encerramento.

Durante o encontro, os grupos puderam apresentar suas propostas em diversas áreas, como o aprimoramento constante do MG App para o servidor estadual, como forma de melhorar a comunicação e interlocução entre secretarias, e uma rede digital voltada para soluções para reduzir o abandono e evasão escolar em todo o Estado.

Além disso, também foram apresentados o Programa Atendimento Nota 10, para melhorar e agilizar o atendimento dos cidadãos mineiros na prestação de serviços públicos, e o Programa Valoração, de valorização e reconhecimento dos servidores como forma de fortalecer e melhorar o clima organizacional.

Para o presidente da FJP, Helger Marra, o PDLR foi uma trajetória rica, mas também desafiadora. “Ter a visão de várias pessoas com conhecimentos singulares neste processo fortalece as nossas redes e relações de confiança. Com isso, a sociedade mineira é quem ganha”, disse.

Transforma Minas

Reconhecido nacionalmente, o programa Transforma Minas trouxe inovação para a forma de selecionar e desenvolver gestores na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços públicos para os cidadãos mineiros.

Já foram 223 processos seletivos realizados e 212 lideranças selecionadas, nomeando profissionais para cargos do segundo escalão e outros níveis hierárquicos nos órgãos e entidades do Executivo mineiro. No programa, os gestores são selecionados para cargos de liderança com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação para o cargo proposto.

Além disso, depois da seleção, os gestores podem passar por ações de desenvolvimento e iniciativas voltadas ao engajamento e acompanhamento do serviço prestado. Com isso, o serviço público ganha mais eficiência, resolutividade e agilidade. Na primeira turma do PDL, 55 gestores participaram de ações que tiveram como objetivo valorizar e desenvolver as competências de líderes por meio de questões como escuta, resiliência, engajamento, comunicação, entre outras.