Governo de Minas entrega oito kits de Defesa Civil para Uberaba e cidades da região

Submitted by 09507003630 on

Caminhonete 4x4 e equipamentos serão usados para prevenção, atendimento e assistência à população, especialmente no período chuvoso

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na manhã desta quarta-feira (3/11), do evento de entrega de oito kits da Defesa Civil, que vão contemplar a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e os municípios da região.

A entrega faz parte do maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais, segundo a instituição. Ao todo, 497 kits com uma caminhonete 4x4 e demais equipamentos serão destinados aos municípios mineiros para atendimento à população.

"Esses kits que estamos distribuindo para todo o estado vêm em momento oportuno, que é esta época de chuva, já que eles vão ser utilizados principalmente para socorrer vítimas de enchentes, deslizamentos. Lembrando que 80% desses kits estão sendo disponibilizados para cidades pequenas, onde não há estrutura de Corpo de Bombeiros. Então é algo que vai somar. Nunca a Defesa Civil do estado fez um investimento tão expressivo como agora", destacou o governador Romeu Zema.

Kits

Cada kit conta com o investimento de aproximadamente R$ 163,4 mil e é composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. Com essa ação, serão estruturados 60% dos municípios mineiros, dando condições logísticas para atuarem, tanto na prevenção aos desastres quanto no atendimento e assistência à população.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Osvaldo Marques, ressaltou que o investimento garante a defesa da vida. “O ideal deste investimento da Defesa Civil nos municípios é estruturar a base para garantir que a coordenação, que é do Estado, tenha a máxima potencialidade de chegar a quem precisa, que é o povo mineiro. A Defesa Civil trabalha com vidas, e vidas são insubstituíveis, vidas são valores, e valor é inegociável”, disse.

Estado equipado

Para todo o estado, foram 497 kits de proteção e defesa civil, adquiridos com recursos do Termo de Reparação assinado junto à Vale. Do total de kits, 479 serão destinados aos municípios e 18 para as Regionais de Proteção e Defesa Civil (Redec). Os demais kits serão distribuídos nas próximas semanas.

O acordo judicial visa reparar integralmente os danos decorrentes do rompimento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Processo de seleção

Para selecionar os municípios contemplados, o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou um Edital de Chamamento Público.

No total, 534 municípios apresentaram documentação em envelopes lacrados, com a finalidade de participar do processo e comprovar o preenchimento dos requisitos constantes do edital. O material foi conferido e analisado pela Cedec, que fez a classificação dos 479 municípios contemplados.