Experiência da Seplag em projetos de inovação com foco no cidadão é compartilhada com outros estados brasileiros

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Equipe da secretaria apresentou ao governo do Espírito Santo a reestruturação do Portal MG a partir de pesquisas de experiência do usuário  

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental, apresentou ao governo do Espírito Santo, na última sexta-feira (10/09), o trabalho do Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg na reestruturação de sites do governo. O projeto tem foco no cidadão, a partir de pesquisas de experiência do usuário.

Os servidores estaduais do Espírito Santo atuam na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos e estão trabalhando na revisão do portal de serviços do Estado capixaba. De acordo com a superintendente Central de Inovação e Modernização da Ação Governamental da Seplag, Ana Flávia Morais, eles entraram em contato com o Governo de Minas para conhecer os trabalhos do LAB.mg, coordenado pela Seplag em parceria com a Fundação João Pinheiro, voltados para a melhoria da experiência do usuário dos serviços públicos.

As conversas entre os dois estados sobre a temática já acontecem desde o último mês. Neste encontro, os servidores do Espírito Santo tiveram acesso a conteúdos mais específicos sobre o portal de informações e serviços do Estado de Minas Gerais – Portal MG (www.mg.gov.br) –, como pesquisas feitas durante o processo de reestruturação, testes de usabilidade e ambiente de homologação. 

“Eles puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto que o Governo de Minas está desenvolvendo para reestruturar o Portal MG tendo como foco o cidadão mineiro, a partir de pesquisas de experiência do usuário. Apresentamos também como essas pesquisas acontecem na prática e os benefícios que trazem para o trabalho de repensar a estruturação de sites de governo”, ressaltou a superintendente.

Foco no usuário

Experiência do usuário, explica a superintendente, são todos os aspectos envolvidos na interação entre um indivíduo e determinado produto ou serviço. As pesquisas sobre o tema são utilizadas para desenhar e aprimorar políticas e serviços. “Buscamos mostrar como essas pesquisas podem contribuir para a melhoria de sites, pensando no ponto de vista dos cidadãos que vão utilizá-los, em proporcionar uma melhor experiência pra eles”, destacou Ana Flávia.

Para reestruturar o Portal MG, foram realizados testes de usabilidade com usuários a fim de identificar quais eram as dificuldades encontradas para acessar os principais serviços e funcionalidades e, também, sugerir alterações para simplificar a jornada do usuário, considerando critérios de acessibilidade. 

Foram feitas duas rodadas de testes e surgiram mais de 150 ideias e sugestões de melhoria para o site, como a adaptação dos atalhos e formulários, considerando a acessibilidade, e ajuste do layout da carta de serviços. O novo Portal MG está em desenvolvimento e em breve será lançado.
 

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