LAB.mg apresenta experiência de Minas em laboratório de inovação durante evento nacional

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Laboratório de Inovação do Governo de Minas participou de encontro que buscou destacar soluções tecnológicas e inovadoras para demandas do Poder Público 

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas – LAB.mg, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), apresentou a experiência de Minas Gerais durante um evento on-line promovido pelo Programa de Aceleração da BrazilLAB, realizado na última semana. O objetivo da iniciativa foi destacar soluções tecnológicas e inovadoras com potencial para resolver demandas do Poder Público. 

As atividades contaram com a participação de especialistas, que falaram sobre inovação em compras públicas, tecnologia, Lei de Licitação e Lei de Governo Digital, dentre outros temas. Na ocasião, a diretora Central de Simplificação e Modernização da Seplag, Amanda Dias, falou sobre “Técnicas de linguagem simples: como falar com clareza sobre a sua solução para o Poder Público”, e a diretora Central de Inovação da Ação Governamental e coordenadora do LAB.mg, pela Seplag, Gabriela Brandão, fez uma apresentação sobre “Metodologias para pesquisa de experiência do usuário no setor público”.  

O LAB.mg foi criado em 2020 e atua em projetos de fomento à inovação no Governo de Minas. Em pouco mais de um ano, já foram realizados vários projetos voltados para a transformação de serviços, melhoria de experiência do usuário e imersão e cocriação de soluções de desafios públicos.  

“No evento, tivemos a oportunidade de contar para as startups aceleradas pelo BrazilLAB sobre os projetos e iniciativas do LAB.mg. Essas startups têm seus modelos de negócios voltados ao atendimento de demandas de governos e é fundamental que considerem, ao longo do desenvolvimento dos seus produtos, a experiência do usuário (UX), garantindo a sua satisfação”, destacou Gabriela Brandão.  

Em relação à linguagem simples, Amanda Dias ressaltou que a temática é muito necessária na administração pública. “Precisamos utilizar uma linguagem de fácil compreensão para todas as pessoas no âmbito dos serviços públicos e dos processos internos, independentemente do grau de escolaridade, faixa etária ou região onde vivem”, frisou.  

Para acessar o Guia Linguagem Simples na Gestão Pública, lançado pela Seplag e pelo LAB.mg para orientar os órgãos e entidades a tornarem a comunicação dos serviços públicos mais acessível, clique aqui.

Oportunidade  

O BrazilLAB realiza uma série de ações e eventos que buscam conectar o Poder Público com startups, empresas, universidades, organizações, conteúdos e experiências de sucesso, promovendo a inovação pública e a transformação digital. Uma dessas inciativas é o Programa de Aceleração, que contou com a participação do LAB.mg. O objetivo é validar e otimizar soluções tecnológicas e inovadoras para demandas do Poder Público.  
 

Tags