Servidores apresentam projetos no X Consad

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Projetos desenvolvidos por servidores são apresentados no X Consad

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) estiveram presentes no X Congresso Consad de Gestão Pública, maior evento do setor, realizado na última semana em Brasília. Os dois órgãos apresentaram, ao todo, 11 projetos, sendo dez elaborados por servidores da Seplag, número expressivo se tratando de Consad. 

“Por ser de âmbito nacional, o Consad é rigoroso quanto aos trabalhos a serem apresentados no Congresso. Isso representa uma conquista para o Estado; prova de que os esforços estão refletindo nas ações, principalmente neste momento desafiador para a gestão”, informa a Superintendente Central de Coordenação Geral, Silvia Caroline Listgarten, que representou o Secretário da Seplag, Helvécio Magalhães durante o evento.

O Superintendente de Governança Eletrônica, Rodrigo Diniz Lara, também esteve presente no evento e participou do workshop do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), projeto que será implementado nos próximos meses em todos os órgãos do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Realizado anualmente, o Consad reúne líderes governamentais de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, possibilitando a interação e a troca de experiências. “É uma importante oportunidade para conhecer a realidade de outros Estados, buscar soluções para otimização de processos e manter-se atualizado com um debate harmônico”, conta Silvia Listgarten. 

 

Projetos

Dentre os trabalhos apresentados está “Um estudo comparado da evolução de finanças públicas estaduais no quinquênio 2012-2016: explorando diferentes trajetórias de déficit fiscal nos estados e distrito federal”, que trata da transferência voluntária de recursos, tema que, segundo Silvia Listgarten, abre espaço para outros debates e desafios. O projeto foi escrito pelo servidor Thiago Noce, lotado na Câmara de Orçamento e Finanças (COF), subsecretaria ligada à Seplag. 

O Prêmio Inova Minas Gerais foi apresentado como um projeto que estimula a participação dos servidores no processo inovação da gestão, documentação e registro de experiências. A exposição do trabalho foi feita por Rodolpho de Souza Lima Fraiha, também da Seplag. Em sua segunda edição, o Prêmio Inova está com inscrições abertas até o dia 24 de julho.

Já Fernando Sette, da Idene, participou do painel com “A captação do alto escalão dos governos: uma comparação dos casos de Minas Gerais (Brasil) e Portugal”. 

Os projetos apresentados contemplaram cinco modalidades: Gestão de pessoas na área pública; Governança, participação e controle social; Governo eletrônico & transparência; Novos formatos organizacionais; Orçamento, contabilidade, finanças compras e patrimônio.

 

X CONSAD

Com o tema “Gestão dos serviços públicos: o protagonismo cidadão e caminhos para a inovação governamental”, o a edição 2017 do Consad abordou iniciativas que permitem a aproximação do Estado com a população por meio da transparência no processo de tomada de decisões.  A programação inclui, além da apresentação de projetos, painéis, palestras e workshops. 

Tags