Governo de Minas lança Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:
Governo de Minas lança Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas

Ação realizada pelo Grupo de Trabalho Capacita Compras propõe modelo inovador de desenvolvimento dos servidores em compras públicas


O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (25/10), as Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas. A iniciativa é resultado do trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), que compõem o GT-Capacita Compras, e com o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de acordo de cooperação técnica. 

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, as Trilhas de Aprendizagem representam uma inovação na estratégia de desenvolvimento dos servidores na temática compras públicas. “Essa parceria é fundamental e permitirá que essas trilhas de aprendizagem não fiquem restritas apenas a Minas Gerais. Nós iniciamos uma rede nacional de articulação”, destacou Luísa durante o evento de lançamento.

O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, também esteve presente no lançamento e assinalou a relevância das Trilhas para a gestão pública. “Este projeto está alinhado com a missão da Fundação e, especificamente, com a missão da Escola de Governo, que é profissionalizar a gestão pública”, enfatizou. 

A importância da rede de relacionamento entre os órgãos e entidades envolvidos foi ressaltada pelo diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano. “Esta ação é fundamental para a troca de experiências no desenvolvimento dos processos das compras públicas e na qualidade das entregas”, considerou. 

O eventou contou, ainda, com as presenças do secretário substituto da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU, Euler Kleber Nunes dos Reis, a secretária do TCU no Estado de Minas Gerais, Roberta Mallab, a diretora Geral do Instituto Serzedello Corrêa, Ana Cristina Melo de Pontes Botelho, a diretora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Maria Isabel Araújo Rodrigues, o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Seplag, Rodrigo Matias, e a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernanda Portilho, representando a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Seplag.


Aprendizagem autônoma 

As Trilhas de Aprendizagem têm o objetivo de apoiar o autodesenvolvimento dos servidores e demais interessados no tema de compras públicas, segundo apresentação da superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial da Seplag, Virgínia Bracarense Lopes. “Percebemos um espaço para trazer uma solução inovadora, eficiente e participativa para os agentes consumirem conteúdos em um formato diferente, mas complementar àqueles já disponibilizados”, afirmou. 

A diretora Geral do Instituto Serzedello Corrêa, Ana Cristina Melo de Pontes Botelho, reforçou a importância das parcerias para formação contínua dos servidores. “As Trilhas de Aprendizagem proporcionam liberdade aos servidores para que organizem seus próprios estudos, além do protagonismo e da autonomia que necessitam no processo de aprendizagem.”

As Trilhas de Aprendizagem podem ser acessadas por servidores do Estado e demais interessados no tema. Nelas estão disponíveis conteúdos sobre o Pregão Eletrônico e a Nova Lei de Licitações e Contratos. Quer conhecer mais e participar dessa iniciativa? Clique aqui.


Palestra do especialista Pedro Carbone

O evento contou com a palestra do professor, consultor e pesquisador em gestão de Recursos Humanos e doutor em economia, Pedro Carbone, responsável pela implantação dos modelos de gestão de desempenho por competências e de trilhas de aprendizagem no Banco do Brasil. “A Trilha é uma perspectiva pedagógica. Educação, quando é feita com responsabilidade e boas metodologias, sempre proporciona resultados positivos e possibilidades de crescimento”. 


Ele destacou o projeto como ferramenta importante para o enfrentamento do desafio da instantaneidade com o qual as pessoas lidam atualmente. “Somos inundados por muitas informações, por isso a importância da Trilha de Aprendizagem em formato vertical, para facilitar o consumo da informação”. 

Para assistir o lançamento das Trilhas de Aprendizagem, clique aqui. 


Diálogo Público TCU + Cidades

As Trilhas de Aprendizagem também foram apresentadas durante o evento “Diálogo Público TCU + Cidades – Nova Lei de Licitações – Planejamento: essencial para boa execução de obras públicas”, realizado nesta terça-feira (26/11), com a participação da secretária da Seplag, Luísa Barreto, do Presidente da FJP, Helger Marra Lopes, e do diretor presidente da Codemge, Thiago Coelho Toscano. 

No evento, a secretária Luísa Barreto destacou que a parceria com TCU possibilitará a disseminação de conhecimentos entre gestores públicos de todo Brasil. “Diversos municípios poderão, a partir das trilhas, formatarem compras melhores, mais seguras e que vão otimizar resultados em relação aos serviços públicos. É fundamental esse espírito de cooperação e de formação de redes com intuito de fortalecer o conhecimento e profissionalização da gestão pública”, disse.