Seplag divulga Mapa Estratégico com foco em aperfeiçoamento das políticas públicas

Submitted by 10803307632 on

Objetivos estratégicos foram construídos tendo como referência as diretrizes do PMDI e vão orientar servidores no aprimoramento da prestação de serviços

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão apresenta a atualização do seu Mapa Estratégico. O objetivo é contribuir para que o trabalho desenvolvido pela Seplag ganhe ainda mais eficiência, por meio da identificação de pontos que precisam ser melhorados e otimização das práticas que já vêm possibilitando o alcance de bons resultados.

O material que compõe o Mapa é resultado de um denso trabalho e propõe apresentar em curto, médio e longo prazo a atuação da Seplag em acordo com as diretrizes estratégicas do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI 2019-2030) e com a missão da pasta: formular, propor, planejar e coordenar a ação governamental para ampliar a capacidade do governo de transformar estruturas econômicas e sociais da sociedade mineira por meio de políticas públicas. A proposta é contribuir para que os servidores possam ter uma visão sistêmica de como as suas atribuições contribuem com os objetivos estratégicos da Secretaria e, em última análise, do Estado.

“Com os pontos mapeados será possível identificar as necessidades de melhorias, como alocação mais eficiente de recursos, processos que eventualmente estejam desalinhados, assim como reforçar as ações que são geradoras de bons resultados, entre outros aprimoramentos, com o foco em tornar a Seplag cada vez mais eficiente, sempre alinhada com as estratégias do Governo de Minas”, considera a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Construção coletiva

A formulação do Mapa Estratégico foi realizada em equipe, é o que reforça a superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Larissa Rodrigues. “É importante que todos os servidores se sintam representados, uma vez que o mapa busca refletir o trabalho de todos os times da Secretaria”, assinala. Ela também destaca que o mapa estratégico apresenta de maneira didática como a aplicação de recursos e a execução de processos contribuem para que a Seplag e o Estado de Minas Gerais atinjam seus objetivos.

Para a construção do mapa, a Secretaria foi subdividida em seis temas estratégicos, sendo que, para cada um deles, também foi elaborado um mapa específico. São eles: logística, aquisição e patrimônio; atividades extraordinárias; gestão, planejamento e orçamento; gestão de pessoas; e tecnologia da informação, comunicação e inovação.

Em cada subdivisão estão representados os recursos necessários para realização dos processos internos e, consequentemente, a entrega dos produtos, além de indicar qual a diretriz estratégica do PMDI está mais relacionada com o tema em questão. Clique aqui para acessar os mapas.

Missão, Visão e Valor

O que direciona o Mapa Estratégico são os conceitos estratégicos de missão, visão e valor, fundamentais para todo o planejamento da organização.

Para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão esses conceitos estão relacionados com as diretrizes do PMDI.

Missão: Formular, propor, planejar e coordenar a ação governamental para ampliar a capacidade do governo de transformar estruturas econômicas e sociais da sociedade mineira por meio de políticas públicas.

Visão: Ser reconhecido como referência nacional, até 2022, pelas iniciativas de transformação digital do serviço público, de ampliação da centralização das compras e contratações, de seleção e desenvolvimento de lideranças, pela ênfase na modernização da gestão orçamentária e excelência no monitoramento de projetos estratégicos, contribuindo para a efetividade na implementação de políticas públicas.

Valores: Qualidade, Tempestividade, Eficiência, Inovação e Integridade