Seplag lança Guia Linguagem Simples na Gestão Pública com o objetivo de tornar a comunicação dos serviços públicos mais acessível

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Rede de Simplificação e do LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas –, lançou o Guia de Linguagem Simples na Gestão Pública, que busca orientar os órgãos e entidades a tornarem a comunicação dos serviços públicos mais acessível. O material foi disponibilizado neste mês em que é celebrado o Dia Internacional da Linguagem Simples (13/10).

“Simplificar a linguagem não é só uma forma de facilitar a comunicação, mas também de fazer com que ela seja acessível e alcance o maior número possível de pessoas, independentemente da região onde vivem, classe social e nível sociocultural. Entendemos que esta abordagem é essencial na prestação dos serviços públicos e é também uma diretriz da Política de Simplificação do Governo de Minas”, explica a diretora Central de Simplificação e Modernização da Seplag, Amanda Dias.

Apesar de ser uma temática relativamente recente no Brasil, o movimento da Linguagem Simples teve origem no século XIV em defesa de uma linguagem de fácil compreensão. Ele foi difundido com mais força a partir do século XX, diante da percepção de ineficácia no uso de termos complexos em documentos governamentais. 

De acordo com a diretora, simplificar a linguagem não significa adotar um diálogo informal em documentos e textos de comunicação do Estado. O objetivo é adequar o conteúdo ao público-alvo, promover acessibilidade e garantir a cidadania.

“O Guia Linguagem Simples na Gestão Pública apresenta princípios e diretrizes de Linguagem Simples para orientar as servidoras e os servidores públicos para uma comunicação acessível e simplificada. Para isso, é indicada uma metodologia para escrever em Linguagem Simples e facilitar a comunicação interna do governo e também a comunicação do Estado com as pessoas usuárias dos serviços públicos com exemplos de sua aplicação”, conta Amanda Dias. 

 

Acesse o Guia Linguagem Simples 

O material também reúne informações centrais sobre o Movimento Linguagem Simples no Brasil e no mundo, com uma linha de tempo de iniciativas, e coleciona conceitos sobre o tema preparando o público para as instruções de como simplificar a linguagem ao escrever e revisar textos. 

Para acessar o Guia Linguagem Simples na Gestão Pública, clique aqui. Também é possível fazer o download do documento neste link. 

 

Oficinas de Linguagem Simples

Neste ano, a Seplag, por meio da Diretoria Central de Simplificação e Modernização Institucional, está realizando Oficinas de Linguagem Simples para servidores e servidoras estaduais que compõem a Rede de Simplificação do Estado. O objetivo é capacitar atores dos órgãos e entidades do Governo de Minas acerca da linguagem utilizada nos serviços estaduais. 

Em outubro, a capacitação foi voltada para alunos da graduação, mestrado e especialização da Fundação João Pinheiro (FJP). Estão previstas outras oficinas ainda neste mês de outubro e em novembro.