Seplag promove ações para eficiência nas compras públicas e segurança dos servidores no enfrentamento à pandemia

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Secretaria atuou desde a aquisição de insumos e medicamentos para o Estado até a aplicação de protocolos sanitários e mudança de infraestrutura na Sede do Executivo

A pandemia do coronavírus continuou sendo um dos grandes desafios do Estado em 2021. Com o propósito de salvar vidas e contribuir com a atuação do Governo de Minas, que iniciou, neste ano, a maior operação de vacinação da história e já imunizou aproximadamente 80% da população mineira, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) atuou em diferentes frentes buscando garantir a eficiência das compras de insumos e medicamentos, além da segurança dos servidores estaduais.

A Seplag, por meio da Subsecretaria do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), realizou o planejamento para registros de preços e, assim, adquiriu os insumos e medicamentos necessários para o enfrentamento da pandemia em Minas, junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

“Para a Seplag, os desafios na área de compras em 2021 foram menos complexos em relação a 2020, quando tivemos o agravamento da pandemia e a ausência plena de itens de materiais de saúde no mercado consumidor”, destaca o subsecretário do CSC, Rodrigo Matias. Ele relembra que, em 2020, quando eram realizadas as cotações, diversos fornecedores retornavam dizendo que não tinham como atender a demanda. 

“Neste ano, o mercado estava mais preparado. Nosso desafio foi adquirir os insumos com eficiência e preço. Por isso, optamos por fazer a compra dos medicamentos e materiais com procedimento de pregão eletrônico”, ressalta Matias.  

Foram mais de 200 tipos de fármacos registrados, incluindo os que compõe o kit intubação, totalizando R$ 232,8 milhões, a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e outros materiais de saúde, no valor de R$ 177 milhões, além da aquisição de 290 lotes registrados de medicamentos, no valor de R$ 266 milhões.
“Podemos dizer que a atuação da Seplag contribuiu para que a SES pudesse atuar de modo mais concentrado na estratégia de combate a pandemia, uma vez que prestamos o apoio na formalização dos contratos e processos de compras para a aquisição dos insumos necessários, reduzindo as atividades típicas de áreas meio por eles executadas”, sinaliza o subsecretário do CSC. 

Enfrentamento à pandemia na Sede do Executivo 

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, por meio da Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad), vinculada à Seplag, vem tomando todas as medidas necessárias para a segurança de todos os servidores, trabalhadores diversos e visitantes que frequentam o complexo. 

“Nosso maior desafio foi manter a Cidade Administrativa sem nenhum foco de contaminação e continuar fornecendo todos os serviços com qualidade aos usuários do espaço”, desataca a coordenadora da Cecad, Marilene Bretas.

Para isso, neste ano, foram intensificadas as medidas de prevenção por meio da adoção dos protocolos sanitários estabelecidos no plano Minas Consciente, a aplicação do questionário de autoavaliação para acesso aos prédios e a inserção do aviso sonoro com orientações de prevenção ao vírus.
Além disso, já estava estabelecido o uso constante da máscara de proteção durante o tempo de permanência no complexo, a instalação da barreira de proteção de acrílico nas recepções e a disponibilização de totens de álcool em gel. 

Infraestrutura e Tecnologia
Com o regime especial de teletrabalho, estabelecido no Governo de Minas em março de 2020, grande parte dos servidores estão realizando as atividades de casa. “Conseguimos proporcionar mais acessos remotos para os servidores, também fornecemos o empréstimo de computadores a todos aqueles que precisavam dos equipamentos em suas casas”, destaca Marilene.

Outro recurso implantado foi a contratação da ferramenta Microsoft Office 365 como solução de e-mail e videoconferência. O processo de migração das contas dos usuários foi iniciado em agosto e, até janeiro de 2022, pretende-se realizar a migração das contas de aproximadamente 11 mil servidores da Sede do Executivo. “Com essa ferramenta buscamos facilitar e padronizar o nosso trabalho, integrando todos os servidores de forma segura e eficiente”, ressalta Marilene. 

Expectativas para 2022 
Para o próximo ano, está prevista a retomada de parte dos servidores para a Cidade Administrativa, uma vez que foi publicada a Resolução Conjunta nº 10.456, de 12 de novembro de 2021, da Seplag e da SES, que altera as regras para realização de trabalho presencial na sede do Executivo mineiro, conforme as orientações pertinentes ao momento atual da pandemia de Covid-19.

“Parte dos servidores voltarão para Cidade Administrativa e continuaremos preocupados, tomando todas as medidas de prevenção e higienização voltados à prevenção do contágio e transmissão do vírus”, afirma Marilene Bretas.