Você está aqui:

Notícias

Ação conjunta visa o combate à pobreza no campo

Estado e municípios realizam ação conjunta para o combate à pobreza no campo

Reuniões de pré-seleção dos beneficiários do projeto Sementes Presentes estão sendo realizadas pela Sedese

 

Técnicos da Diretoria Regional de Governador Valadares participaram nesta semana de reuniões de pré-seleção dos beneficiários do projeto Sementes Presentes, uma das linhas de ação da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros, coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Os encontros foram realizados nos microterritórios de Resplendor e Mendes Pimentel e, na próxima segunda-feira (28/8), acontecerá em Valadares.

Lançado em maio deste ano, o Sementes Presentes deve beneficiar em Minas Gerais cerca de 50 mil agricultores em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Eles receberão sementes de hortaliças, feijão, milho e sorgo, bem como assistência técnica.

Além de movimentar a economia local, com a geração de emprego e renda e contribuir para o enfrentamento da pobreza rural, o projeto busca garantir a segurança alimentar e fomentar a agricultura familiar por meio da assistência técnica e distribuição de insumos, propiciando também a venda dos produtos oriundos dos agricultores às escolas locais.

A partir de uma lista enviada pela Sedese aos municípios, elaborada com base no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Emater estão fazendo a pré-seleção dos agricultores elegíveis como prioritários do projeto.

No total, estão envolvidos mais de 400 técnicos entre gestores municipais, técnicos da Emater e da Sedese para as etapas de seleção, mobilização e entregas dos insumos, em 159 municípios que serão atendidos em 2017. 

Segundo o diretor regional da Sedese em Governador Valadares, Jaime Luiz Rodrigues Júnior, durante os encontros estão sendo apresentadas as etapas já desenvolvidas no Sementes Presentes.

“Estamos também dando orientações para que os municípios se mobilizem com as equipes locais para que possam cumprir o fluxo e o cronograma para a seleção das famílias”, diz Rodrigues.

As ações do Sementes Presentes estão sendo desenvolvidas em cinco territórios prioritários: Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

Além dessa ação, o Sementes Presentes atua junto a 750 escolas estaduais com o objetivo de aprimorar a gestão das compras da alimentação escolar, visando facilitar ao pequeno agricultor o acesso ao mercado institucional e a adequação do cardápio aos produtos regionais.

Dessa forma, o projeto promove a melhoria das condições de vida dos indivíduos marcados pela insegurança alimentar e a precarização do trabalho.
 

Notícias relacionadas

Minas Gerais lidera ranking de emprego formal entre os estados em junho
19/07/2017

Entre os estados do Sudeste, São Paulo está na sexta colocação no ranking de saldo de vagas, com 983. Já o Espírito Santo ficou na vigésima segunda posição (-1466) e o Rio de Janeiro em 26º, com um saldo negativo de 5.689. A última posição no país coube ao Rio Grande do Sul, com -9.513.

Governo de Minas Gerais forma mais 150 trabalhadoras pelo Mulheres Mil
25/07/2017

Vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a Utramig, fundação pública com 53 anos especializada em educação profissional, executa também cursos de qualificação de curta duração, que preparam para as demandas do mercado.

Polo calçadista mineiro é destaque nacional na geração de empregos
10/08/2017

Os novos empregos da indústria de calçados de Nova Serrana representam 18% do total de contratações realizadas no país (12.677). Entre as cidades-polo nacionais do segmento, o polo mineiro está em segundo lugar, precedido por Franca/SP (4.294) e seguido de Novo Hamburgo/RS (187).