Ação conjunta visa o combate à pobreza no campo

Estado e municípios realizam ação conjunta para o combate à pobreza no campo

Reuniões de pré-seleção dos beneficiários do projeto Sementes Presentes estão sendo realizadas pela Sedese

Técnicos da Diretoria Regional de Governador Valadares participaram nesta semana de reuniões de pré-seleção dos beneficiários do projeto Sementes Presentes, uma das linhas de ação da Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo – Novos Encontros, coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Os encontros foram realizados nos microterritórios de Resplendor e Mendes Pimentel e, na próxima segunda-feira (28/8), acontecerá em Valadares.

Lançado em maio deste ano, o Sementes Presentes deve beneficiar em Minas Gerais cerca de 50 mil agricultores em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Eles receberão sementes de hortaliças, feijão, milho e sorgo, bem como assistência técnica.

Além de movimentar a economia local, com a geração de emprego e renda e contribuir para o enfrentamento da pobreza rural, o projeto busca garantir a segurança alimentar e fomentar a agricultura familiar por meio da assistência técnica e distribuição de insumos, propiciando também a venda dos produtos oriundos dos agricultores às escolas locais.

A partir de uma lista enviada pela Sedese aos municípios, elaborada com base no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Emater estão fazendo a pré-seleção dos agricultores elegíveis como prioritários do projeto.

No total, estão envolvidos mais de 400 técnicos entre gestores municipais, técnicos da Emater e da Sedese para as etapas de seleção, mobilização e entregas dos insumos, em 159 municípios que serão atendidos em 2017.

Segundo o diretor regional da Sedese em Governador Valadares, Jaime Luiz Rodrigues Júnior, durante os encontros estão sendo apresentadas as etapas já desenvolvidas no Sementes Presentes.

“Estamos também dando orientações para que os municípios se mobilizem com as equipes locais para que possam cumprir o fluxo e o cronograma para a seleção das famílias”, diz Rodrigues.

As ações do Sementes Presentes estão sendo desenvolvidas em cinco territórios prioritários: Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

Além dessa ação, o Sementes Presentes atua junto a 750 escolas estaduais com o objetivo de aprimorar a gestão das compras da alimentação escolar, visando facilitar ao pequeno agricultor o acesso ao mercado institucional e a adequação do cardápio aos produtos regionais.

Dessa forma, o projeto promove a melhoria das condições de vida dos indivíduos marcados pela insegurança alimentar e a precarização do trabalho.