Ferramentas digitais disponibilizadas pelo Governo de Minas viabilizam teletrabalho dos servidores

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:

Desde o dia 23 de março deste ano, quando o regime de teletrabalho foi adotado pelos servidores estaduais, o Governo de Minas tem assegurado que as atividades sejam realizadas da melhor maneira. Nesses dois meses de trabalho remoto, a Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), disponibilizou ferramentas e facilidades que colaboram para o – novo – ambiente de trabalho dos servidores, imposto pela pandemia de Covid-19. 

Algumas das ações desenvolvidas pela Subsecretaria para garantir a normalidade de atividades essenciais são a disponibilização de uma plataforma que permite videoconferências e a implementação de um sistema de armazenamento virtual e compartilhamento de documentos. 

Modernização

Desde que os servidores passaram a trabalhar remotamente, a Seplag fortaleceu a digitalização de serviços por meio da criação de diversos peticionamentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Desde abril, mais de 50 protocolos passaram a ser utilizados no sistema, ou seja, deixaram de ser tramitados em meio físico. Para suportar o grande número de acessos simultâneos provocados pelo teletrabalho e a produção diária de documentos, o SEI precisou ser reforçado e ajustado.

A Seplag, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), também disponibilizou a rede VNP para permitir o acesso a arquivos e sistemas que estão restritos à rede corporativa de dados dos prédios governamentais. A ferramenta está atualmente em uso por aproximadamente 5 mil servidores.

Compromisso

Neste período de teletrabalho, foi implementando, sem qualquer custo para órgãos e entidades estaduais, o “Drive MG”. Trata-se de um espaço de armazenamento acessível em qualquer lugar e por diversos dispositivos. “É uma grande facilidade para quem precisa trabalhar remotamente e colaborar com colegas de equipe na construção de documentos”, assegura o superintendente Central de Governança Eletrônica, Lucas Vilas Boas Pacheco. 

Todos os servidores passaram a contar com 2GB de espaço de armazenamento virtual protegido com padrões de segurança corporativa, mantidos pela Prodemge.
Levando em conta as agendas de trabalho e as reuniões de equipe, já foi disponibilizado para cerca de 30 mil servidores estaduais um acesso temporário à plataforma Google Meet, para realização de videoconferências. Mais de 11 mil reuniões virtuais de trabalho foram realizadas nos últimos dois meses na plataforma.

“Continuaremos empenhados em buscar alternativas que permitam aprimorar a gestão pública estadual, reduzir custos e garantir condições de trabalho adequadas para que as equipes possam realizar suas atividades”, finaliza o superintendente Central de Governança Eletrônica.