Em Arcos, Romeu Zema anuncia implementação do Alô, Minas! em oito distritos e localidades

Mais de 6,5 mil pessoas realizarão antigo sonho de ter cobertura de telefonia móvel e internet com tecnologia 4G

O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (2/7), no município de Arcos, Centro-Oeste mineiro, o início da implantação do programa Alô, Minas! em oito distritos e localidades da região. Na cidade, ele também se reuniu com prefeitos e integrantes do setor produtivo para ouvir as demandas locais.

Durante o anúncio, Zema destacou que o programa Alô, Minas! tem como objetivo levar cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G para novos distritos, comunidades ou povoados do estado que não têm qualquer acesso ao serviço.

“À medida que o processo tecnológico avançou, muitas comunidades ficaram em segundo plano. Mas, hoje, trabalhamos para que o sinal adequado chegue a todos os lugares. Ele é essencial para o desenvolvimento, para fortalecer o turismo, a agricultura, gerar empregos. O mineiro precisa de dignidade”, disse.

Os oito distritos e localidades dos DDDs 34 e 37, listados em edital de seleção pública vencido pela Algar Telecom, devem ser atendidas com sinal de celular em até 24 meses. O valor total do lote é de R$ 3,97 milhões.

O subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz, destacou que, atualmente, cerca de 200 comunidades mineiras, com uma média de 700 pessoas cada, não têm qualquer sinal.

“Em 2018, tínhamos cerca de 45% de serviços de forma digital e atingimos, em 2021, 72%. Mas não adianta o governo disponibilizar serviços digitais sem a população ter acesso a esses meios de comunicação. Diante disso, foi lançado o programa, em parceria com as prefeituras e com a Assembleia”, explicou.

O diretor de negócios da Algar, Iuri Mendonça, ressaltou que a inciativa vai contribuir para o desenvolvimento das cidades.

"Tivemos o privilégio de começar essa iniciativa que vai contribuir muito para o desenvolvimento de todos os municípios. É um movimento social, gente servindo gente. Temos muito prazer de servir a comunidade, não importa qual é o tamanho", afirmou.

Realização

A novidade representa a realização do antigo sonho de 6,5 mil pessoas residentes nos seguintes locais: Ilha (Arcos), Povoado Japão Grande (Carmópolis de Minas), Santa Luzia de Boa Vista (Cascalho Rico), Comunidade Rural Buritis (Divinópolis), Celso Bueno (Monte Carmelo), Residencial Parque das Árvores (Nova Ponte), Capoeira Grande e Jaguara de Minas (Onça do Pitangui).

O prefeito de Arcos, Professor Baiano, lembrou que o acesso aos meios de comunicação se tornou ainda mais precioso durante a pandemia.

‌"A tecnologia nunca foi tão necessária, para a educação, a saúde, todas as áreas. Com o ‘Alô, Minas!’ as comunidades rurais ficarão bem conectadas e integradas”, disse.

Uma das beneficiadas pelo programa é Jane Ilde, representante da comunidade de Ilha, distrito de Arcos.

“O distrito de Ilha, esse pontinho no imenso estado de Minas, hoje sente-se no apogeu de suas conquistas com a presença do governador. Estamos realizando um grande e necessário sonho, quase utópico. A torre de telefonia é um privilégio há muito tempo desejado e que contribuirá para o progresso da comunidade que há tantos anos não possui acesso aos meios de comunicação de forma adequada", contou.

Iniciativa

Lançado em 2020, o Alô, Minas! integra o projeto estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos e busca por melhoria das condições de vida da população, encurtando distâncias e gerando novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Também objetiva aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificar a prestação de serviços e torná-la mais dinâmica e ágil.

A iniciativa pretende, ainda, promover o desenvolvimento industrial e comercial, propiciar condições para a manutenção dos investimentos atuais e a realização de novos investimentos no setor produtivo e tecnológico.

O Alô, Minas! é um programa da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Expectativa

A expectativa do Governo de Minas é publicar novo edital de seleção pública para o Alô, Minas! considerando o atendimento de aproximadamente 200 localidades na segunda quinzena de julho. As operadoras que forem vencedoras dos lotes terão 28 meses para implantação das antenas.

Encontros

Durante a tarde, em Arcos, Romeu Zema ainda se reuniu com prefeitos e integrantes do setor produtivo, para entender as necessidades da região. Ele também fez uma caminhada de conscientização sobre o uso de máscaras e conversou com comerciantes locais.

Participaram das agendas deputados federais e estaduais, além de prefeitos e vereadores da microrregião.